Ciência

Atividades educativas: conheça o jogo brasileiro Truth and Tales

Reprodução/Youtube
O jogo está entre os finalistas de Melhor Jogo: Brasil no BIG Festival 2021  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Youtube

Publicado em 28/04/2021, às 19h58   Redação BNews



O jogo educativo Truth and Tales, que oferece atividades educacionais e interativas, é uma das finalistas de Melhor Jogo: Brasil no BIG Festival 2021. O game também concorre na categoria Melhor Jogo Mobile. 

O BIG Festival começou a prermiar também o Melhor Jogo Educacional a partir de 2015, na sua terceira edição. Somente o jogo Truth and Tales foi indicado para essa categoria ao mesmo tempo que concorre também a Melhor Jogo Brasileiro. 

Truth and Tales oferece atividades educacionais para crianças e a principal delas são os contos interativos. O aplicativo tem o objetivo de aprimorar as habilidades cognitivas desse público e também oferecer um ambiente educacional saudável para elas.

“O Truth and Tales veio muito inspirado por contos que ouvia na minha infância. É uma vontade nossa de fazer um conteúdo que ajude as crianças a entrar em contato com elas mesmas”, afirmou Luiza Guerreiro, CEO e fundadora da Explot, desenvolvedora do jogo, em entrevista ao The Enemy. 

Truth and Tales começou a ser elaborado em 2018 com base nas Teaching Stories, contos milenares estudados pelo pesquisador Robert Ornstein nos anos 70 e 80 na Universidade de Stanford. Esses contos trabalham habilidades importantes no desenvolvimento cognitivo das crianças.

São três contos interativos principais no jogo: A Criança e o Dragão, A Jornada do Príncipe e Léo, o Leão. Eles também oferecem audiobooks e treinos de yoga para os usuários. 

“A criança tem que sacudir a tela, fazer movimentos, trabalhamos também com realidade aumentada. E todas essas interatividades são pensadas para tirar a criança do clique-clique, que ela possa parar e prestar atenção e brincar. Para que a tecnologia possa ser uma ferramenta para a criança usar e não ser dependente da tela”, explica Luiza.

O The Enemy explica que o jogo conta com gráficos que mantêm a realidade e as cores mais saudáveis para a mente em desenvolvimento das crianças.

“A gente tinha algumas regras, algumas pesquisas mostram que entrar em contato com a natureza ajudam o cérebro em desenvolvimento. A gente quis trazer um desenho mais natural, trazer uma paleta mais realista. É muito mágico o projeto, mas as cores não são hipersaturadas. Tentamos fugir dessa estética de cores chamativas, é muito stress, fomos atrás dessas cores mais claras”, disse Luiza ao The Enemy. 

O jogo está disponível também no mercado internacional e Truth and Tales mostra a qualidade do brasileira para qualquer lugar do mundo. “Estamos mostrando que a gente pode ir lá fora e fazer algo com qualidade universal”, conclui Luiza.

O BIG Festival de 2021 acontece online e gratuitamente entre os dias 3 e 9 de maio. Os participantes poderão testar os jogos, bater um papo com os desenvolvedores e assistir palestras. A premiação de Melhor Jogo: Brasil e demais categorias do evento será transmitida no dia 6, a partir das 21h30.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp