Ciência

Cientista recusa honraria oferecida pelo governo Bolsonaro; entenda

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 05/11/2021, às 19h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O epidemiologista Cesar Victora recusou, nesta sexta-feira (5), a condecoração oferecida pelo governo Bolsonaro na Ordem de Mérito Científico. A carta enviada ao ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, acontece após o presidente ter homenageado a si mesmo com uma honraria da mesma ordem. 

De acordo com o jornal O Globo, Victora seria promovido ao título de grão-Cruz — ele já havia recebido a honraria em 2018, no governo Michel Temer. 

Leia Também: Bolsonaro revela que Moro aceitou "cala-boca" para chegar ao STF

Senado aprova projeto que proíbe discriminação de doadores de sangue por orientação sexual

No mesmo decreto que dita o chefe do Executivo brasileiro como “grão-mestre” da ordem, o presidente também concedeu a honraria a João Cândido Portinari, diretor-geral do Projeto Portinari; Daniel Vilela, ex-deputado federal e presidente do MDB Goiás; e a senadora da Paraíba Daniella Ribeiro (PP).

Porém, Bolsonaro negou homenagem a dois cientistas. Na carta, Victora critica a resposta do governo à pandemia de Covid-19, a perseguição a cientistas e aos cortes nos orçamentos federais para a ciência.  Ele escreve ainda que a revogação da condecoração a dois cientistas reforçou sua decisão de recusar a honraria.

Confira abaixo a carta na íntegra:

"Exmo. Sr. Ministro Marcos Pontes,

Tomei conhecimento no último dia 3 da publicação no Diário Oficial informando minha promoção desde o grau de Comendador da Ordem do Mérito Científico, distinção a mim conferida em 2008, para o prestigioso grau de Grã-Cruz da mesma ordem.

Embora a distinção represente um importante – e talvez o maior - reconhecimento para qualquer cientista brasileiro, ela me deixou dividido.

A homenagem oferecida por um governo federal que não apenas ignora, mas ativamente boicota as recomendações da epidemiologia e da saúde coletiva, não me parece pertinente.

Como cientista e epidemiologista, tenho tornado pública, através de palestras e artigos científicos, minha completa oposição à forma como a pandemia de COVID-19 tem sido enfrentada por esse governo. 

Mais ainda, enquanto cientista não consigo compactuar com a forma pela qual o negacionismo em geral, as perseguições a colegas cientistas e em especial os recentes cortes nos orçamentos federais para a ciência têm sido utilizados como ferramentas para retroceder os importantes progressos alcançados pela comunidade científica brasileira nas últimas décadas.

Escrevi o texto acima antes de ficar ciente de que as indicações de dois colegas cientistas com posições críticas ao governo federal foram tornadas sem efeito, conforme o Diário Oficial de 5 de novembro. Tal atitude somente reforça minha decisão de não aceitar a distinção a mim oferecida.

Atenciosamente,

Cesar Victora"

*Matéria atualizada às 21h53

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp