Ciência

Agência reguladora de remédios faz revelação sobre a pílula do dia seguinte

Divulgação
A afirmação sobre a pílula do dia seguinte foi feita pela primeira vez pela agência  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 25/12/2022, às 14h16 - Atualizado às 14h17   Cadastrado por YB


FacebookTwitterWhatsApp

Pela primeira vez uma agência reguladora de remédios dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA) mudou o rótulo do contraceptivo de emergência (a pílula do dia seguinte) mais conhecida no país, a Plan B One-Step, com o intuito de ressaltar que ela não é abortiva. Desta forma, de acordo com a publicação do site O Globo, a FDA disse que o medicamento funciona apenas de forma a atrasar ou interromper a liberação do óvulo.

Recentemente, a Suprema Corte dos EUA anulou o direito constitucional ao aborto, em junho, provocando uma onda de preocupações sobre o acesso contínuo ao controle de natalidade e à contracepção de emergência.

Vale ressaltar que, no Brasil, a pílula do dia seguinte é distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2012, sem a necessidade de a mulher passar por uma consulta ou ter uma receita médica em mãos. Nas farmácias, é vendido sem receita médica. Há diversas marcas no país, algumas delas com o mesmo mecanismo de ação da Plan B One-Step, feita com levonorgestrel, um tipo de progesterona sintética.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp