Ciência

VÍDEO: verme misterioso do RS é tóxico e pode se multiplicar caso seja cortado

Cabeça-de-martelo tem tamanho que pode variar entre 2,5 e 40 centímetros - Reprodução | Instagram
Bnews - Divulgação Cabeça-de-martelo tem tamanho que pode variar entre 2,5 e 40 centímetros - Reprodução | Instagram
Alex Torres

por Alex Torres

[email protected]

Publicado em 11/12/2023, às 20h46 - Atualizado às 21h01


FacebookTwitterWhatsApp

Um verme encontrado no estado do Rio Grande do Sul causou um certo pânico após vídeo viralizar nas redes sociais. A criatura foi encontrada na cidade de Passo Fundo e foi gravada pelo biólogo Fabiano Soares. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Segundo informações do especialista, trata-se de um verme cabeça-de-martelo e possui algumas curiosidades. O vídeo foi publicado nas redes sociais e já alcançou mais de 140 mil visualizações. 

Da espécie Bipalium, o verme cabeça-de-martelo é um tipo de platelminto conhecido como planária. Por isso, caso seja cortado, ele vai se regenerar e, de apenas um, podem surgir vários.

A criatura ainda consegue se estabelecer facilmente nos ambientes e podem se reproduzir via divisão binária. Além disso, o cabeça-de-martelo tem tamanho que pode variar entre 2,5 e 40 centímetros. 

Ele pode ser considerado tóxico, uma vez que produz uma substância que interrompe a sinalização dos neurônios para os músculos. Apesar de não apresentar riscos aos humanos, o muco tóxico que envolve o corpo do verme pode ser perigoso para animais de estimação que tiverem contato com ele.  

Informações da Faculdade de Ciências Agrícolas da Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA) apontam que ele se alimenta de "minhocas, caracóis, lesmas e outros insetos".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp