BNews Pet

Cãolunista explica como identificar se seu cão está com vermes e quais os tratamentos

Arquivo Pessoal
Quais os vermes mais comuns em cachorros e quais os principais tratamentos  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 28/01/2022, às 05h00   Oreo, o Cãolunista


FacebookTwitterWhatsApp

Voltei, meus fãs! E hoje o tema é seríssimo: vermes!! Desde o último sábado, eu, o cãolunista, tenho tido MUITA dor de barriga. Uma diarreia sem fim, que meus humanos precisaram retirar o tapete da sala. Horrível!! Não fiz nenhum exame (ainda), mas tudo indica que eu comi alguma besteira pela rua. Agora já estou melhor…diria que 98% curado!!

[Colocar ALT]

Mas, todo esse assunto de diarreia me fez pensar que o tema “vermes” seria ideal para a cãoluna desta semana, já que é algo tão comum entre os cachorros, principalmente aqueles que têm contato com áreas externas e outros animais. 

A primeira coisa é esclarecer: Que diabos é o verme?? Os vermes são, na verdade, parasitas intestinais que se alojam no organismo do animal, filhote ou adulto. Eles podem ser de VÁRIOS tipos e é importantíssimo, tutor, que você saiba diferenciá-los com base na aparência e nos sintomas.

E digo mais: é bom vocês cuidarem da gente, porque nossos vermes também podem passar para vocês, humanos. Então, se ligue para que seu cão não contraia nenhuma verminose. Uma das formas mais eficazes de prevenção é o uso de vermífugos. Mas, atenção: mesmo assim, é possível que o cachorro tenha um vermezinho ou outro, ok?!

Tipos de vermes

  • Intestinais: são vermes que afetam o intestino dos cães. Eles são muito comuns e podem, em sua maioria, ser transmitidos para vocês, humanos. São exemplos: vermes chatos ou cestódeos; vermes redondos ou nematódeos (transmissível); vermes ganchudos (transmissíveis); e os vermes chicote;

  • Pulmonares: sim, tutores, os vermes não se instalam apenas no trato digestivo do cachorro, podendo se alojar também nos pulmões, diretamente ou por meio dos vermes intestinais, que podem seguir para o sistema respiratório;

  • Coração: aqui temos a Dirofilaria immitis como o exemplo mais comum de verme que se aloja no coração do animal, podendo ser transmitida por meio de picadas de mosquito;

  • Oculares: por fim, temos os vermes que acometem a região dos olhos do cachorro, como a Thelazia, também transmissível aos seres humanos.

Agora, humano, que você já sabe os tipos de verme, é importantíssimo que saiba como os pets podem contrair esses miseráveis!! Entre as principais causas, podemos citar: (i) passeios em parques, praças e gramados; (ii) lambidas, seja da rua, urina de outros animais ou objetos; e picadas de mosquito, como vimos anteriormente. Eu, Oreo, tenho um PÉSSIMO hábito de lamber o chão da rua. Me envergonho muito, mas é mais forte do que eu (e olha que eu sou muito forte). Por isso, não posso atrasar nas datas do vermífugo!

Sintomas

Os principais sintomas de verme nos cachorros são: (i) diarreia; (ii) febre; (iii) tosse; (iv) diminuição ou perda de apetite; (v) mudança na textura das fezes; (vi) vômito; (vii) fraqueza; e (viii) presença visível de verme nas fezes e/ou no vômito, quando a questão de saúde está em estágio mais avançado.

Como tratar

É importantíssimo saber que somente o veterinário poderá indicar a melhor forma de tratar vermes em cães. Os remédios caseiros ou qualquer outra superstição que você, humano, tenha podem acabar piorando a situação do seu amigo peludo. Não faça isso!! É importante que o cão realize exames de fezes e sangue para identificar a real causa do problema e, se for verme, iniciar o tratamento adequado.

Se for um verme de fácil tratamento, o remédio indicado é o vermífugo, que protege o pet de uma série de doenças. E atenção: mesmo sem um problema pontual, procure sempre deixar seu cão protegido contra vermes e parasitas, com a aplicação de remédios e vacinas 

Quando um cachorro toma o vermífugo, a eliminação desse verme pode acontecer de maneira direta, com a eliminação do verme; ou interferindo na permanência do verme no local, com a migração dele para ser eliminado por células imunológicas.

Agora que vocês, tutores, já sabem (quase) tudo sobre vermes em cães, por favor, cuidem de seus peludos!! Eu fico por aqui e volto na semana que vem com mais dicas sobre o universo pet. Fui!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tagsvermes