BNews Turismo

‘Fechamento do Pestana é grande perda para o setor’, define presidente da Abav

Publicado em 10/01/2016, às 17h38   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)



Após a divulgação de números desastrosos para o setor hoteleiro em 2015, mais um hotel na capital baiana deverá fechar as portas. De acordo com o jornal A Tarde, o Hotel Pestana deixará de funcionar após o Carnaval. O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (ABAV) e diretor da Salvatur Turismo, José Alves, em conversa com o Bocão News, neste domingo (10), definiu a situação como ‘grande perda para o setor’.

Alves ainda afirma que o setor vem amargando prejuízos desde 2014, quando o Centro de Convenções de Salvador deixou de funcionar. Segundo ele, o Pestana abrigava hóspedes desses eventos e com o fim da operação, a manutenção do hotel teria ficado insustentável. “Isso enfraquece, inclusive, nos outros eventos que vamos buscar. A oferta fica fragilizada”, completa.

Segundo o presidente, a única forma de remediar a situação é captar eventos de menor porte para fazer a economia girar na cidade. “Assim, mesmo com o fechamento do Pestana, hotéis menores conseguem captar essa demanda”, disse.

A perspectiva para o setor é que o turismo na cidade retome com o funcionamento do Centro de Convenções, que deverá abrir parte do local em junho deste ano. “O problema é que o empresários não querem e não aguentam esperar passar a crise. Então fecham o hotel”, afirma.

Ainda de acordo com Alves, o setor já passou por diversos momentos de crise e este não seria o pior deles. “Em cada fase é uma coisa diferente. Já tivemos situações muito graves, mas realmente está difícil”, define.

Matéria relacionada:

Hotel Pestana deixará de funcionar após Carnaval, diz colunista

Cerca de 9 mil postos de trabalho da hoteleria baiana foram fechados em 2015

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp