BNews Turismo

Em meio a indefinição na Setur, Bahia perde municípios em zonas turísticas

Publicado em 13/07/2016, às 10h27   Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

Enquanto o nome do  presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens na Bahia (Abav), José Alves, ainda não é oficializado na Secretaria de Turismo, a Bahia já sofreu o primeiro impacto com a indefinição. Segundo levantamento divulgado pelo Ministério do Turismo, o estado perdeu 37 municípios na lista de participantes das regiões turísticas. De acordo com os dados, o número passou de 154 para 117 ao longo das 13 zonas atrativas para turismo.
O atual número de municípios participantes no Mapa do Turismo baiano se divide em cinco categorias, conforme elaboração do MTur, com base na Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. 
Dentro da metodologia, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. O conjunto de municípios dos grupos D e E, reúnem características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico. Muitas vezes são aquelas que fornecem mão de obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.

CATEGORIA

2013

2016

DIFERENÇA

A

4

4

0

B

15

15

0

C

31

27

-4

D

87

59

-28

E

17

12

-5

TOTAL

154

117

-37

Baía de Todos os Santos - Cachoeira, Candeias, Itaparica, Jaguaripe, Madre de Deus, Maragogipe, Nazaré, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, São Félix, São Francisco do Conde, Saubara e Vera Cruz.
Caminhos do Jiquiriçá - Amargosa, Itatim e Mutuípe
Caminhos do Oeste - Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Correntina, Ibotirama, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia e São Desidério.
Caminhos do Sertão - Araci, Banzaê, Canudos, Feira de Santana, Itapicuru, Jeremoabo, Monte Santo, Ribeira do Pombal, Santa Bárbara, Serrinha, Tucano e Uauá.
Caminhos do Sudoeste - Ibicuí, Iguaí, Nova Canaã, Poções e Vitória da Conquista.
Chapada Diamantina - Abaíra, Andaraí, Andorinha, Barra da Estiva, Barra do Mendes, Brotas de Macaúbas, Caém, Campo Formoso, Central, Ibicoara, Ipupiara, Iraquara, Itaeté, Jacobina, Jaguarari, Lençóis, Livramento de Nossa Senhora, Miguel Calmon, Mirangaba, Morro do Chapéu, Mucugê, Nova Redenção, Ourolândia, Palmeiras, Piatã, Pindobaçu, Piritiba, Rio de Contas, Saúde, Seabra, Senhor do Bonfim, Uibaí, Wagner e Xique-Xique.
Costa das Baleias - Alcobaça, Caravelas, Itamaraju, Mucuri, Nova Viçosa, Prado e Teixeira de Freitas.
Costa do Cacau - Canavieiras, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Santa Luzia, Una e Uruçuca.
Costa do Dendê - Cairu, Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Maraú, Nilo Peçanha, Taperoá e Valença.
Costa do Descobrimento - Eunápolis, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.
Costa dos Coqueiros - Camaçari, Conde, Entre Rios, Esplanada, Lauro de Freitas e Mata de São João.
Lagos e Canyons do São Francisco - Glória, Paulo Afonso, Rodelas e Santa Brígida.
Vale do São Francisco - Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Sento Sé e Sobradinho.

Matéria relacionada

Conforme antecipado pelo Bocão News, José Alves assume secretaria de Turismo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp