BNews Turismo

Eleição não é esse ano, diz José Alves sobre parceria entre Setur e Secult

Publicado em 01/09/2017, às 13h41   Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

Na manhã desta sexta-feira (1º) foi realizado o anúncio oficial de Salvador como uma das rotas da Transat Jacques Vabre, maior regata transatlântica do mundo. Na cerimônia, realizada no Yatch Clube, na Barra, estiveram presentes o secretário de Turismo da Bahia, José Alves,  o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Claudio Tinoco, o comodoro do Yatch, Marcelo Sacramento, e o diretor geral da Transat, Gildas Gautier. 
Em entrevista ao BNews, José Alves destacou a importância da parceria entre a Setur e Secult para realização do evento na capital baiana. "A gente tem que trabalhar pelo produto final. O próprio governador nos orienta que a eleição é no próximo ano, não é esse ano, e somente no dia 5 de outubro. Então, antes disso, a gente tem que trabalhar bastante para poder ter resultados e é isso que estamos fazendo, trazendo negócioas para Salvador, negócios para Bahia. Isso vai repercutir a nível internacional e não é por questão de política que não vamos fazer".
Sobre a competição, o secretário acredita que vai colocar Salvador ainda mais na rota internacional dos grandes eventos, de todos os gêneros. "Serão cerca de 60 a 100 jornalistas internacionais que estarão divulgando as belezas de Salvador, as belezas da Bahia. Salvador é sede da amazônia azul, temos que divulgar isso a nível internacional. Temos que colocar Salvador na rota internacional de todos os tipos de evento. Tenho certeza que isso vai acontecer. É um grande passo".
O secretário ainda aproveitou para anunciar que a partir do segundo semestre, a Baía de Todos os Santos receberá obras de roteirização, entre outras, que envolverá equipamentos na capital baiana, como a Marina da Penha, e no Recôncavo Baiano. 
Transat Jacques Vabre
A 13º edição da competição terá largada no dia 5 de novembro, em Le Havre, na França, e os veleiros devem chegar nas águas da Baía de Todos os Santos a partir do dia 12 de novembro. O trajeto é de 4.350 milhas náuticas.
Essa é a quinta vez que Salvador recebe a competição, após ser rota do evento entre 2001 e 2007 (a cada dois anos). Mais de 40 barcos participam da competição, entre eles, o Mussulo 40 Team Angola Cables, na categoria Class 40, do baiano Leonardo Chicourel. A competição conta com participação de velejadores de dez nacionalidades, por duplas, divididos em quatro classes.
Entre os dias 12 e 24 de novembro, os velejadores serão recepcionados na Vila da Regata, que será montada próximo a rampa do Mercado Modelo, no Cais da Baiana. A estrutura servirá para receber os competidores, as delegações, a imprensa e o público que poderá visitar o espaço.
O evento da Transat Jacques Vabre tem parceria com a prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e com o governo, por meio da Secretaria de Turismo (Setur).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp