BNews Turismo

Claudio Tinoco comemora inclusão de Salvador em regata transatlântica

Publicado em 02/09/2017, às 08h19   Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco, não escondeu a satisfação em ver a capital baiana como uma das rotas da Transat Jacques Vabre, maior regata transatlântica do mundo. O anúncio oficial foi realizado na manhã desta sexta-feira (1º), no Yatch Clube, na Barra, e contou com a participação também do secretário de Turismo da Bahia, José Alves, do comodoro do Yatch, Marcelo Sacramento, e do diretor geral da Transat, Gildas Gautier. 
Ao BNews, Tinoco afirmou que a regata consolida Salvador como cidade de grandes eventos no próximo verão. "Já tínhamos o Festival da Primavera, que vai ser reeditado esse ano, próxima semana o prefeito já lança e apresenta toda programação, temos a Maratona para o mês de outubro, mesmo período de um show internacional, de Paul McCartney, e em novembro não tínhamos um evento internacional, mas agora com a regata podemos consolidar, completar a nossa porta de entrada para o verão".
Para o secretário, a regata integra uma série de eventos que projetam a cidade. "Isso traz pra gente uma possibilidade de promoção espontânea. Possibilita promover salvador como destino", disse ao citar a abertura oficial da competição, que acontece no dia 5 de novembro, em Le Havre, na França. 
Segundo ele, a Secult tem como objetivo, aproveitar a regata para aproximar a população da Baía de Todos os Santos. "É uma oportunidade de estreiar as relações com a Baía de Todos os Santos. Temos muito por melhorar, como infra-estrutura, serviços, receptivo e a regata traz essa chance. Então, vamos criar um ambiente popular, que permita os soteropolitanos contemplar esse universo e interaja". 
Visando o lado de negócios do evento, Tinoco projeta fortalecer a economia náutica de Salvador, além do fortalecimento da rede hoteleira. Para finalizar, o secretário garantiu esforço da gestão municipal para participar de outras edições da competição. 
Transat Jacques Vabre
A 13º edição da competição terá largada no dia 5 de novembro, em Le Havre, na França, e os veleiros devem chegar nas águas da Baía de Todos os Santos a partir do dia 12 de novembro. O trajeto é de 4.350 milhas náuticas.
Essa é a quinta vez que Salvador recebe a competição, após ser rota do evento entre 2001 e 2007 (a cada dois anos). Mais de 40 barcos participam da competição, entre eles, o Mussulo 40 Team Angola Cables, na categoria Class 40, do baiano Leonardo Chicourel. A competição conta com participação de velejadores de dez nacionalidades, por duplas, divididos em quatro classes.
Entre os dias 12 e 24 de novembro, os velejadores serão recepcionados na Vila da Regata, que será montada próximo a rampa do Mercado Modelo, no Cais da Baiana. A estrutura servirá para receber os competidores, as delegações, a imprensa e o público que poderá visitar o espaço.
O evento da Transat Jacques Vabre tem parceria com a prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e com o governo, por meio da Secretaria de Turismo (Setur).

Matéria Relacionada:

Publicada originalmente dia 1º

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp