BNews Turismo

Gerente de Comunicação do Aeroporto de Salvador elogia ação do Dia da Baiana com receptivo especial

Divulgação
Aeroporto de Aracaju também recebeu ação    |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 25/11/2019, às 17h41   Redação BNews



O Dia Nacional da Baiana de Acarajé, um dos símbolos da cultura popular da Bahia, é comemorado nesta segunda-feira (25). A representatividade do trabalho das baianas é voltado, sobretudo, na preparação do Acarajé e lembrado por quem vive ou visita o solo baiano. A data homenageia a importância histórica e cultural da figura da baiana do acarajé, nome dado às mulheres que se dedicam na produção e venda dessa iguaria típica da Bahia. 

Como parte das comemorações em torno da data, a Bahiatursa, ligada à secretaria de Turismo, em parceria com a Associação Nacional das Baianas de Acarajé, promove nesta segunda-feira (25) o projeto “Axé com Dendê” no Aeroporto Internacional de Salvador e no Aeroporto Santa Maria, em Aracaju. Por causa da ação, no desembarque os passageiros estão sendo recebidos com quitutes e fitinhas do Senhor do Bonfim. 

Daniela Franco, gerente de Comunicação do Salvador Bahia Airport, falou sobre a importância da iniciativa: "O Salvador Bahia Airport apoia e reconhece a importância da ação. As baianas são um símbolo da nossa cultura, das nossas raízes africanas, representam o aconchego e a receptividade do povo baiano. Elas merecem todo o nosso respeito e reconhecimento. A recepção dos passageiros pelas baianas deixa a chegada dos visitantes a Salvador inesquecível e contribui para que a viagem seja marcante desde os seus primeiros momentos em solo baiano".

A profissão é considerada, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), patrimônio imaterial da Bahia desde 2005. Segundo dados registrados pela Associação Nacional das Baianas de Acarajé, a capital baiana tem mais de 3.500 baianas cadastradas para trabalhar nas ruas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tagsbaiana