BNews Turismo

Morro de São Paulo e Boipeba voltam a receber turistas na próxima quinta

Reprodução/Tudo Viagem
O município-arquipélago de Cairu retomada atividades turísticas após cinco meses de atividades paralisadas por conta da Covid-19  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Tudo Viagem

Publicado em 29/08/2020, às 13h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após cinco meses das primeiras medidas de contenção ao novo coronavírus, o município-arquipélago de Cairu retomada suas atividades turísticas na próxima quinta-feira (3). A data está prevista para receber visitantes e turistas em destinos como Morro de São Paulo, Boipeba, Gamboa, Garapuá e Moreré. 

No município, cada estabelecimento está passando por avaliações técnicas da Secretaria de Saúde de Cairu para garantir o cumprimento dos protocolos de segurança. Para retomada segura, também estão sendo observados indicadores epidemiológicos da Covid-19.  

“Cairu está apresentando números baixos e uma evolução controlada em relação aos demais locais da região. Isso nos deixa confiante para avançar mais uma etapa do Plano Novo Normal Cairu, que está sendo realizado com muito planejamento”, garantiu o prefeito Fernando Brito.

Esses índices continuarão sendo monitorados, respeitando a capacidade das Unidades de Saúde do município. Entre as exigências dos protocolos estão o reforço da limpeza dos ambientes, a obrigatoriedade no fornecimento de álcool 70º nos estabelecimentos, o uso de equipamento de proteção individual, incluindo a obrigatoriedade do uso de máscaras para funcionários do trade e para os turistas, e a distância mínima de dois metros entre as pessoas. 

Além disso, o destino só receberá turistas que comprovarem reserva em meios de hospedagem, autorizados a preencherem até 50% da sua capacidade de ocupação. Neste primeiro momento, não haverá transporte para circulação de visitantes entre as ilhas. Assim, os turistas devem permanecer durante todo o período da viagem no destino da hospedagem. 

Brito salienta que, caso seja necessário, o plano de retomada será reavaliado e as atividades novamente paralisadas. “Estamos confiantes que a paralisação não será necessária. Os nossos protocolos foram elaborados de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, possuem alto nível de precisão e serão aplicados à risca”, afirmou. 

Para contar com o apoio da população na fiscalização das medidas adotadas, a prefeitura lançou o aplicativo “Cairu Cidadão”, disponível para sistemas Android. A ferramenta possibilita o registro de denúncias quanto a atividades contrárias às orientações de contenção do vírus.

O descumprimento do protocolo geral pode gerar multa entre R$ 2 e R$ 10 mil reais, assim como cassação de alvará de funcionamento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp