BNews Turismo

Ferry e rebocador afundados em Salvador estão liberados nesta quarta-feira para mergulhadores

Leonardo Rattes/ GOVBA
O primeiro está a uma profundidade máxima de 34 metros e o segundo a 30 metros da superfície  |   Bnews - Divulgação Leonardo Rattes/ GOVBA

Publicado em 24/11/2020, às 17h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Turistas e mergulhadores poderão ver, a partir desta quarta-feira (25), o ferry-boat Agenor Gordilho e o rebocador Vega, que foram afundados na Baía de Todos-os-Santos no último sábado (21). O primeiro está a uma profundidade máxima de 34 metros e o segundo a 30 metros da superfície.

O acesso à área deverá ser feito exclusivamente com o acompanhamento de profissionais de mergulho certificados e a Marinha do Brasil também fiscalizará embarcações específicas que oferecem esse tipo de serviço. As duas embarcações se somam a outros cerca de 20 pontos de naufrágio e podem colocar Salvador entre os quatro melhores destinos do turismo de mergulho na América Latina, ao lado de Abrolhos (BA) e Fernando de Noronha e Recife, ambos em Pernambuco.

O presidente da Associação dos Mergulhadores da Bahia, Igor Carneiro, afirmou que, durante o final de semana, foram realizadas inspeções em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. As estruturas das duas embarcações foram liberadas para visita, pois foram consideradas íntegras e seguras para o mergulho e não há vestígio de contaminantes. Os locais também foram visitados por profissionais de centros de mergulho da Bahia. 

“Estamos dando mais visibilidade ao potencial da Baía de Todos-os-Santos para o turismo náutico, justamente no momento da realização de intervenções feitas por meio do Prodetur Bahia para valorizar os municípios da zona turística banhada pelo mar da maior baía do litoral brasileiro”, disse o secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco. O processo de naufrágio assistido foi organizado pelo governo estadual.

A partir de agora, as embarcações afundadas ajudarão na formação de recifes artificiais, o que contribui com o habitat marinho e atrai visitantes, mergulhadores profissionais e estudiosos. A previsão é de que em um ano o ferry e o rebocador estejam cheios de vida marinha.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp