BNews Turismo

"A Baía-de-Todos-os-Santos sofre com o descaso", diz Isabela Suarez

Reprodução/Mar Bahia
Entre os projetos desenvolvidos pela fundação nos últimos anos, estão a recuperação de igrejas centenárias como a de Nossa Senhora de Guadalupe e Nossa Senhora de Loreto  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Mar Bahia

Publicado em 11/02/2021, às 13h36   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Presidente da Fundação Baía Viva (FBV), a empresária Isabela Suarez lamenta que a região sofra tanto com o "descaso" do poder público e da sociedade em geral, que não reconhecem a riqueza cultural do seu entorno.

"A Baía de Todos-os-Santos é o maior ativo histórico e ambiental do nosso Estado, foi berço do Brasil e abrigou o maior porto do Hemisfério Sul durante todo o período colonial. Esses registros ainda podem ser vistos (fortificações, engenhos, igrejas, etc..) contudo, infelizmente a BTS sofre com descaso e falta de estratégia no seu planejamento, não permitindo que ocupe o lugar de destaque que merece", disse Isabela, que também é membro da Comissão do Meio Ambiente da OAB/BA, em entrevista ao site Mar Bahia.

Entre os projetos desenvolvidos pela fundação nos últimos anos, estão a recuperação de igrejas centenárias como a de Nossa Senhora de Guadalupe e Nossa Senhora de Loreto.

Isabela lamenta a falta de interesse do poder público em investir nas ilhas e melhorar a infraestrutura, fundamental para fomentar o turismo. 

"Vivemos o momento de consolidação de toda infraestrutura que foi viabilizada e que hoje permite o renascimento da Ilha como destino turístico. Apesar das conquistas, ainda existem obstáculos a serem superados, na minha opinião o maior deles e a capacidade de atender o turismo náutico a altura do potencial da BTS. Viabilização de marinas, capacitação de mão de obra, desburocratização na aprovação de empreendimentos sustentáveis de excelência são fundamentais para que possamos ter a chance de competir com outros destinos", declarou.

Sobre os questionamentos às ações da FBV, como o isolamento de praias com boias e cobrança de taxa para visitantes, a presidente da associação explica que somente os que não conhecem a importância da BTS ficam desagradados. Ela diz que foram medidas como estas que garantiram certificados ambientais às ilhas, já que reduziram drasticamente o descarte irregular de dejetos no mar.

"A maioria não reclama e sim apoia. A ideia de resistência só parte de quem desconhece o lugar e não sabe o que essas ações representam no dia a dia de quem vive na região. As boias são fundamentais para a proteção dos banhistas que sofrem diariamente com a imprudência de condutores náuticos além de ter sido um fator preponderante na conquista de uma das certificações ambientais mais importantes do mundo que é o Bandeira Azul. Sem uma boa balneabilidade da água jamais teríamos a primeira praia certificada do Norte/Nordeste, já que antes das boias o que se via era uma sequência de descartes de resíduos sem nenhuma responsabilidade ambiental", explica.x

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp