BNews Turismo

ITA Transportes Aéreos chega a Salvador: 'Uma ação forte para promover o turismo interno', diz Mota

Dinaldo Silva/BNews
A Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) é a mais nova companhia aérea brasileira, parte do Grupo Itapemirim, que tem 67 anos de história e é uma referência no mercado de transportes brasileiro  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 01/07/2021, às 18h37   Marcio Smith e Laiz Menezes


FacebookTwitterWhatsApp

Salvador recebeu, nesta quinta-feira (1º), o voo inaugural da ITA Transportes Aéreos no Salvador Bahia Airport. Na ocasião, o Secretário de Cultura e Turismo, Fábio Mota, afirmou que a prefeitura realiza “uma ação forte para promover o turismo interno”, visto que a cidade “já é o destino nacionalmente mais requisitado e desejado dentro do Brasil”. 

A Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) é a mais nova companhia aérea brasileira, parte do Grupo Itapemirim, que tem 67 anos de história e é uma referência no mercado de transportes brasileiro. A empresa está presente, além de Salvador, em sete cidades brasileiras: Belo Horizonte-Confins, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Porto Seguro, Rio de Janeiro-Galeão e São Paulo-Guarulhos. Em 1º de agosto, a malha da ITA ganhará seis novas cidades: Florianópolis, Fortaleza, Maceió, Natal, Recife e Vitória e a meta é chegar a 35 destinos até junho de 2022 e 110 destinos no longo prazo. 

Salvador é a primeira capital do nordeste a receber voos da Itapemirim e, segundo o secretário de Cultura e Turismo, a prefeitura está com um projeto para atração de turismo em uma ação de promoção interna.

“Lançamos a live tour [programa que revela um pouco das belezas naturais, da riqueza cultural, histórica e gastronômica da capital], mostrando a cidade para os soteropolitanos, para os baianos e para os nordestinos. Procuramos a empresa há um tempo atrás e mostramos o potencial da cidade de Salvador, que se preparou e se requalificou para receber o turismo. Somos a primeira capital do nordeste a receber um voo da Itapemirim e pra gente é simbolicamente muito importante”, disse o secretário ao BNews.  

De acordo com Fábio Mota, esta ação é muito importante porque os brasileiros só são aceitos hoje em 12 países do mundo: “Vamos trabalhar para aumentar a malha aviária para que os turistas conheçam Salvador”, concluiu. 

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as perdas do turismo brasileiro com a pandemia chegam a R$ 341,1 bilhões. No aeroporto de Salvador, a movimentação de passageiros em janeiro de 2021 foi de 488.015, no mesmo mês de 2020, antes da pandemia da Covid-19, esse número chegou a 818.136.

Evento teste

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, revelou, no último dia 21, que pode fazer um evento teste na capital baiana em julho, que ele quer realizar o Réveillon 2021/2022 e também o Carnaval do ano que vem.

O secretário de Turismo e Cultura da capital baiana, Fábio Mota, afirmou que a prefeitura já está fechando com fornecedores para realização da festa. “Estamos tendo reuniões de planejamento da parte estrutural, caminhando como se fosse ter o carnaval normalmente”, disse.

Ao BNews, o secretário afirmou que não se pode falar em evento teste antes de se ter o controle da pandemia da Covid-19. “Já temos alguns indicativos que houve uma diminuição de casos e de internações e estamos felizes com isso, mas ainda estamos aguardando para saber se vai ter o controle da pandemia para depois pensar em evento teste”, afirmou.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp