BNews Turismo

Associação estima que até 4 mil turistas deixaram Morro de São Paulo após apagão

Divulgação/Prefeitura de Cairu
Ilha ficou mais de 48 horas sem energia  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Prefeitura de Cairu

Publicado em 23/07/2021, às 14h20   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Associação Comercial Empresarial de Cairu (ACEC) estimou que entre 2 e 4 mil turistas deixaram Morro de São Paulo nesta semana enquanto a ilha estava sem energia elétrica, de acordo com o jornal Correio. "Sem energia, não tinha bomba para encher o tanque de água, não tinha como conservar os alimentes e os restaurantes abrirem. Os turistas ficaram sem opção a não ser voltar para casa", afirmou Christian Willy, presidente da instituição.  

A energia na cidade foi interrompida às 18h dessa segunda-feira (19) e só retornou por volta das 20h30 da quarta-feira (21). Na quarta-feira (21), a Coelba publicou uma nota que afirma ter mobilizado um contingente com mais de 70 profissionais, entre eletricistas, operadores e engenheiros, em revezamento desde o início da ocorrência, para atuar na recomposição da rede elétrica danificada.  

"A hipótese mais provável é que tenha sido causado por uma intervenção externa que provocou esforço mecânico na estrutura da linha de transmissão. As dificuldades de acesso ao local e as condições adversas do terreno – localizado em área de mata fechada e alagado devido às fortes chuvas -, dificultam a chegada de equipamentos e, consequentemente, da conclusão do serviço", afirmou a empresa.

Dos 20 clientes que estavam hospedados no estabelecimento de Fabrício Matos, 18 foram embora sem pagar, pois, sem energia, não era possível fazer o pagamento por cartão de crédito ou pix.  

"Alguns abordamos depois e todo mundo pagou. Teve também os que tinham a reserva ativa e tivemos que fazer o estorno dos dias que eles não ficaram. Outros viriam para cá nesse período e cancelaram a viagem”, diz o empresário, que calcula um prejuízo de cerca de 50% do seu faturamento normal. “Também perdi alimento que estragou e ficamos sem água", complementou. 

De acordo com o jornal, a prefeitura ainda não tem uma estimativa de quanto foi o prejuízo financeiro pelo apagou que durou mais de dois dias.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp