BNews Turismo

Secretaria de Turismo do Estado vai requalificar a Feira de São Joaquim com viés turístico 

Divulgação
2,2 mil feirantes serão beneficiados   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 20/08/2021, às 12h40   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A cinquentenária Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa, em Salvador, vai passar por uma requalificação. O objetivo da intervenção é melhorar as condições de trabalho de mais de 2,2 mil feirantes e se adequar à visitação turística.  O projeto foi apresentado nesta quinta-feira (19), pela Secretaria de Turismo do Estado ( Setur-BA), com a participação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano ( Sedur) e de representantes dos feirantes. As obras representam um investimento de R$ 30 milhões. 

No espaço, serão construídos 17 novos galpões, divididos em grupos por atividade comercial. A área da feira vai ganhar pavimentação, paisagismo, drenagem e sistemas de água, energia elétrica e gás. As obras terão duas fases. A previsão é que a primeira etapa seja concluída em um ano. 

" Vamos dar uma nova cara à feira, que terá infraestrutura sanitária e novos equipamentos. O local irá garantir conforto aos feirantes e clientes, além de passar a ter as condições necessárias para receber turistas, afinal, o local faz parte da cultura da capital ", destacou o secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar.

Para a realização das obras, os boxes serão remanejados, temporariamente, para um galpão provisório, que irá  funcionar entre a feira e o terminal do ferry-boat, a partir de setembro. Durante a mudança e duração dos trabalhos, uma equipe técnica da Setur-BA estará presente na feira, diariamente, para atendimento aos feirantes, levando orientações e tirando dúvidas sobre o projeto.

Para o presidente do Sindicato dos Feirantes de Salvador, Nilton Ávila Filho, " a requalificação da feira traz um novo horizonte para a cidade, e esperamos que ela seja concluída rapidamente, para beneficiar baianos e visitantes".

As intervenções na Feira de São Joaquim serão feitas pelo Governo do Estado, por meio da Setur-BA, e execução da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), órgão ligado à Sedur. " O projeto terá duas etapas, para reduzir o impacto sobre os feirantes. Por isso, é importante a participação deles na discussão sobre o andamento das obras ", ressaltou o titular da Sedur, Nelson Pelegrino.

Matérias relacionadas:

Em meio a indefinição na Setur, Bahia perde municípios em zonas turísticas

Feira de São Joaquim será fechada no próximo domingo (22)

Movimento na Feira de São Joaquim em meio à pandemia da Covid-19

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp