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Com tarifas atraentes, viagens rodoviárias ganham espaço estratégico no fomento ao turismo

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Alta no valor das passagens aéreas também favoreceram as viagens de ônibus  |   Bnews - Divulgação reprodução

Publicado em 21/10/2021, às 18h06   Redação BNews


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A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o turismo perdeu mais de R$ 350 bilhões com a pandemia. Trata-se de um dos setores mais afetados pela crise mundial. Mas, com o avanço da vacinação e os números da Covid-19 em queda, a aposta de toda a indústria agora é olhar para frente, entender as novas tendências e aproveitar as oportunidades.

Especialistas apontam dois cenários fortalecidos nesse período de retorno das atividades econômicas: as viagens domésticas de proximidade e o turismo rodoviário. "A demanda reprimida do turismo é enorme, se tudo continuar como está, vamos ter a maior demanda de fim de ano e de férias", comemora o gerente de marketing da Expresso Guanabara, Rodrigo Mont’Alverne. O executivo lembra que a variável preço será muito importante e o transporte rodoviário se destaca nesse contexto pelas tarifas atrativas e por atender quase cinco mil municípios.

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A avaliação promissora de Rodrigo não se mostra exagerada quando destacados os últimos dados do IBGE que apontam para uma acelerada inflação das passagens aéreas. Os preços médios subiram 28,76% em setembro de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15).

Há um movimento de mercado que faz do transporte rodoviário uma estratégia maior. Ainda antes da pandemia, a CVC, maior operadora turística do Brasil, passou a oferecer passagens rodoviárias avulsas de mais de 140 viações, em parceria com a Click Bus. O Programa Investe Turismo, lançado no período pré-pandemia pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur, tem sinergia com o transporte rodoviário, já que as 30 rotas turísticas estratégicas e os 158 municípios brasileiros que receberão aporte do programa, em sua grande maioria, integram ligações onde o ônibus está presente.

As empresas rodoviárias também seguiram o caminho de estruturar um ambiente de negócios favorável para esse trade dentro de suas operações. Exemplo disso foi a chegada ao setor de Claiton Armelin, que durante 30 anos esteve na CVC Corp, para ser Head de viagens do Grupo Águia Branca. Para ele, viajar pelo Brasil é a bola da vez. "Estamos confiantes nesse retorno do turismo rodoviário. Nota-se que as pessoas já estão programando as viagens e o nosso setor será uma opção muito forte neste momento de retomada", afirma.

Demanda em ascensão

A procura por viagens de ônibus no feriado de 12 de outubro foi 30% maior em relação ao anterior, de 7 de setembro. Este ano, o transporte rodoviário regular já transportou 2,7 milhões de passageiros, número maior que a quantidade de passageiros transportados antes da pandemia, no mesmo período de 2019. Segundo os dados da ANTT (Sisdap), a expectativa é que o setor feche o ano com 3,1 milhões de passageiros.

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