BNews Turismo

Salão de Turismo: blog é o mecanismo para alavancar viagens nacionais

Setur
De acordo com pesquisa, consumidores tem renda mínima de 10 salários  |   Bnews - Divulgação Setur

Publicado em 12/04/2013, às 13h31   Juliana Costa (Twitter: @julianafrcosta)



A importância dos blogs de viagens para alavancar o turismo nacional foi tema da palestra comandada pelo blogueiro Ricardo Freire, do blog Viaje na Viagem. Segundo Freire, a internet é hoje o mecanismo mais rápido para se obter infomações turísticas. Há 10 anos, os veículos mais utilizados eram o Guia 4 Rodas e as agências de viagens. “Hoje o Facebook e o Instagram se tornaram muito mais viáveis em relação ao acesso e ao custo de manutenção”.

O blogueiro comparou as mídias tradicionais, como a TV, às atuais, como a internet. “A mídia tradicional tem um conteúdo desorganizado, incompleto e inadequado. Geralmente é transmitido aquilo que é bom do local, e na internet é possível conferir o que não foi agradável para as pessoas. Daí a importância dos sites de opinião”.

A presidente da Associação Brasileira de Blogs de Viagem (ABBV), Silvia Oliveira, contou sobre a necessidade de criar um organismo que fiscalizasse as informações postadas na internet. Assim nasceu a associação no ano passado. Hoje com 80 associados, a presidente garante que os blogueiros cumprem o código de ética criado por eles, facilitando a comunicação entre o público e o consumidor. “É importante também que fique transparente para o leitor e para o mercado quando o blogueiro está sendo pago para publicar aquela opinião. Outro problema que ainda sofremos é a falta de respeito aos direitos autorais. Passamos um dia inteiro para preparar um post e logo em seguida vimos uma cópia dele sem, ao menos, citar a fonte”.

Silvia também garante que os blogs de viagem contribuem para alavancar as viagens a nível nacional, já que, segundo pesquisa realizada pela ABBV, a maioria das pessoas que consomem a informação dos blogs são jovens mulheres, com curso superior e renda acima de 10 salários mínimos.


Nota originalmente postada às 17h do dia 11

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp