BNews Turismo

Ministro do Turismo participa de encontro sobre o setor, em Salvador

Tatiana Azeviche/Setur
Secretário estadual da pasta, Pedro Galvão, mostrou que o setor representa quase 7% do Produto Interno Bruto  |   Bnews - Divulgação Tatiana Azeviche/Setur

Publicado em 30/05/2014, às 21h52   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Reunidos na Bahia nesta sexta-feira (30), os participantes do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Empresas de Turismo (Fornatur), iniciaram uma mobilização nacional para o fortalecimento do setor, dada sua importância para a economia, geração de emprego e contribuição para a preservação do meio ambiente. O encontro, realizado no Sheraton da Bahia Hotel, marcou a posse da nova presidente do Fornatur, Oreni Braga, e contou com a presença do ministro do Turismo, Vinicius Lages, e da representante da Embratur, Kátia Bittencourt, além de dirigentes estaduais do setor e entidades do trade.



Durante o evento, que ocorreu pela primeira vez na Bahia, o secretário estadual Pedro Galvão apresentou um vídeo sobre os atrativos de 13 destinos turísticos da Bahia e mostrou que o setor representa quase 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado e gera mais de 300 mil empregos diretos. “Na capital baiana, a atividade turística responde por 18% do PIB. Mas é preciso valorizar ainda mais o setor”, alertou Galvão, dizendo que é preciso unir esforços entre governos estaduais e órgãos federais para obter maior eficácia nas ações de investimento e promoção do potencial turístico.

Pedro Galvão falou das ações da Secretaria do Turismo para a Copa em Salvador, mostrando que a estratégia adotada é a de receber bem o turista para que ele volte à Bahia no pós-Copa. “Preparamos guias e monitores para o receptivo, qualificamos mão de obra e nos esforçamos para que o campeonato nos traga resultados imediatos e a médio prazo”, completou o gestor estadual.

Empossada para mandato de dois anos à frente do Fórum, Oreni Braga apresentou ao ministro do Vinicius Lages 12 pontos discutidos com os dirigentes estaduais presentes na reunião. Dentre os itens destacados, o fortalecimento do turismo nacional, incluindo campanha de marketing, e do turismo verde (ecoturismo), como forma de mostrar os potenciais do país. Questões sobre investimento em infraestrutura turística também foram inclusas para discussão.

“É importante levar ao Ministério essas pautas para serem repensadas e depois trazidas para nós propostas que possam atender às reivindicações dos estados. Saímos daqui com grandes encaminhamentos para a próxima reunião”, disse a presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas, que elencou como um dos pontos mais importantes da pauta apresentada ao ministro a portaria 112/2013. O desejo dos gestores, segundo Oreni, é que os fóruns estaduais chancelem os projetos turísticos que chegam ao Ministério - a exemplo das emendas parlamentares – que, muitas vezes, não atendem aos interesses do estado enquanto estratégia do turismo.

Vinicius Lages ressaltou a importância de criar uma agenda estratégica de turismo. “Desde 2003, quando o Ministério do Turismo foi criado, mais de quatro mil municípios passaram a encarar o setor como uma atividade importante, geradora de emprego e renda. O turismo nacional tem que entrar na agenda econômica”, disse o ministro que também destacou a importância da qualificação profissional. “Continuaremos investindo em qualificação e promoção para tornar o destino um dos melhores do mundo. O Brasil para os brasileiros é muito importante e vamos fazer campanhas para o turismo doméstico, que é uma grande oportunidade para nós”, completou.

Já Kátia Bittencourt, da Embratur, falou do ciclo de trabalho para a Copa do Mundo, com a promoção do Brasil no exterior e lembrou a experiência de sucesso dos eventos Goal to Brasil, realizadas em outros países para promover as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. “Intensificamos a divulgação do Brasil lá fora desde a Copa do Mundo da África do Sul. Esse trabalho foi uma grande vitrine para o país”. A próxima reunião do Fornatur deve ser realizada daqui a três meses.

Com informações da Setur.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp