BNews Turismo

Ação do Estado previne afogamentos em ponto turístico de Salvador; confira

Divulgação /  Setur-Ba
Curso abordou noções sobre os perigos do mar, medidas de prevenção contra afogamentos e princípios de primeiros-socorros  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Setur-Ba

Publicado em 20/07/2023, às 12h26   Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

Na manhã desta quarta-feira (19), tanto os moradores locais (baianos) como os turistas desfrutavam da praia do Farol da Barra, em Salvador, quando presenciaram uma ação proativa para prevenir afogamentos. Em uma iniciativa conjunta entre a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), foi oferecido um curso dinâmico destinado a trabalhadores autônomos que atuam na região.

O curso abordou noções sobre os perigos do mar, medidas de prevenção contra afogamentos e princípios de primeiros-socorros. O objetivo dessa capacitação é preparar esses profissionais para que possam auxiliar banhistas em casos de emergência e ocorrências na praia.

.

"A área do Farol da Barra registra o maior índice de ocorrências na cidade, principalmente, envolvendo turistas que não estão acostumados com o mar. Como esses trabalhadores estão sempre na praia, surgiu a ideia de transformá-los em agentes de prevenção. Eles não irão entrar na água, mas poderão indicar os melhores lugares para mergulho e a localização dos postos de salva-vidas, além de prestar primeiros-socorros, até a chegada do profissional habilitado", explicou o coordenador de Planejamento Operacional do 13º Batalhão de Bombeiros Militar (BMAR), capitão Joel Adriano dos Santos.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

"Começamos aqui na Barra, uma região emblemática da zona turística Baía de Todos-os-Santos, e pretendemos expandir essa parceria com o Corpo de Bombeiros para as demais praias de Salvador, visando contribuir para a segurança de moradores e visitantes", completou a coordenadora do Serviço de Atendimento ao Turista da Setur-BA, Tatiana Harfush.

Há quatro anos trabalhando no local conhecido como "Buraco da Sereia", o vendedor Sérgio Santos, 28 anos, participou do treinamento e aprovou a iniciativa. "Tenho experiência no mar, mas aprendi coisas novas no curso, que serão importantes em situações de emergência. Recentemente, presenciei uma turista se afogando. A praia é bonita, mas tem os seus perigos".

O turista italiano Ludovico Oddi, 27 anos, que passeava pela praia, elogiou a ação do governo baiano. "É, sem dúvidas, uma prestação de serviço público. Algo muito bom, que vai dar uma maior segurança para nós, visitantes".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp