BNews Turismo

Agência de turismo vende pacotes de viagens durante a pandemia e tem dificuldade de entregar

Divulgação / Joshua Woroniecki - Pixabay
Entre as principais queixas, está a dificuldade de contato com a empresa e a falta de efetivação das viagens  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Joshua Woroniecki - Pixabay

Publicado em 22/08/2022, às 19h10   Redação BNews



A Hurb aproveitou a pandemia, período em que o turismo estava parado, para vender pacotes de viagens com datas flexíveis e preços muito atrativos. A ideia encantou os viajantes, que logo se interessaram pela oportunidade de comprar uma viagem por um preço baixo para utilizar dois anos depois.

A agência de viagens fez um GMV (Gross Merchandise Volume), que é o volume de vendas, de mais de R$ 3 bilhões em 2020, no meio do lockdown e da crise do turismo. Após dois anos, com muitas viagens para realizar, alta demanda mundial e preços de voos mais altos que no pré-pandemia, a empresa parece ter dificuldades para concretizar o que foi vendido no passado e vê crescer o número de reclamações de seus clientes.

Na sessão "Reclame Aqui" da empresa, as queixas só aumentam. Só nos últimos seis meses foram 22,2 mil, sendo que em todo 2021 foram cerca de 27,7 mil. Nas redes sociais a situação não tem sido diferente, os clientes têm reclamado desde o TikTok até comentários nos perfis oficiais de seus executivos no Linkedin. Entre as principais queixas, está a dificuldade de contato com a empresa e a falta de efetivação das viagens.

A bolha de viagens flexíveis desenvolvida pela Hurb parece estar estourando, após a recuperação do turismo de maneira intensificada desde o início do ano, porém os profissionais do setor afirmam que os preços projetados e comercializados desde o começo já estavam muito abaixo do praticado no mercado. Segundo Mariana Aldrigui, professora e pesquisadora de turismo da EACH/USP e presidente do conselho de turismo da Fecomercio-SP, mesmo com as negociações, há um limite para os valores. "O turismo é um setor de preços muito uniformes. É muito difícil você ter grandes variações de um mesmo produto", afirmou à reportagem do site IstoÉ.

Uma das hipóteses levantadas pelo setor é de que a Hurb encontrou uma forma de fazer caixa, o que daria margem para devolver o valor de algumas dessas viagens que não seriam realizadas – ou até mesmo aceitar o prejuízo decorrente da diferença entre o valor comercializado pelo pacote e o preço atual.

Buscando justificar seus baixos preços, a Hurb disse que está apostando e investindo em tecnologia, inclusive anunciou a abertura de um escritório no Canadá em junho para se aproximar de projetos de pesquisa e inovação. Desta forma, a empresa continua a apostar num modelo flexível e com valor abaixo do mercado. Uma tática arriscada, principalmente devido ao valor reputacional prejudicado pelas constantes reclamações e insatisfação dos clientes.

Procurada pela reportagem do BNews Turismo, a Hurb afirmou que tem se esforçado para resolver o problema. Confira a nota na íntegra:

"A Hurb vem fazendo um esforço irrestrito para encontrar malhas aéreas disponíveis e tarifas promocionais a todos os seus viajantes. Desde o início da pandemia do Coronavírus, com todos os desafios que ela impôs ao setor, a companhia tomou diversas medidas em prol dos seus viajantes, ainda que isso significasse deixar de aderir às MPs que poderiam nos beneficiar. Um exemplo disso diz respeito à Medida Provisória 948, convertida na Lei no 14046/2020, que dispõe sobre medidas emergenciais para atenuar os efeitos decorrentes da pandemia da Covid-19 nos setores de turismo e de cultura.

De acordo com as medidas facultadas às agências de turismo, previstas na referida lei, somente na impossibilidade de remarcação da viagem ou estorno em créditos, fica permitida a restituição do valor pago por consumidores até dezembro de 2022 ou dezembro de 2023, a depender da situação concreta de cada caso. No entanto, apesar da autorização legal que permite essa devolução dos valores pagos até o final do ano de 2023, o Hurb, em nenhum momento, se valeu desta MP e optou por sempre devolver os valores despendidos por seus clientes quando estes solicitaram o cancelamento das suas compras. Adotando essa postura, o Hurb realizou o estorno de todos os pedidos de cancelamento requisitados por seus viajantes até a presente data, como já mencionado anteriormente.

Ademais, a empresa estendeu gratuitamente a validade dos pacotes por mais 12 meses, respeitando todas as regras de utilização de quando eles foram adquiridos. Além disso, o Hurb trabalha com três cenários para auxiliar seus clientes, sendo que cada comprador pode optar por um deles".

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp