BNews Turismo

ANAC aponta que companhia aérea líder em 2023 tem 40% de participação no mercado; saiba qual é

Reprodução // Agência Brasil e Guilherme Amancio // Divulgação
Com 40% do mercado, empresa encerra 2023 na liderança do setor aéreo brasileiro  |   Bnews - Divulgação Reprodução // Agência Brasil e Guilherme Amancio // Divulgação
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

[email protected]

Publicado em 23/12/2023, às 12h31


FacebookTwitterWhatsApp

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) confirmou que a LATAM liderou novamente o setor aéreo brasileiro em novembro deste ano. A companhia conquistou no Brasil 40% de participação no mercado doméstico e 24%¹ na operação internacional, segundo os dados consolidados publicados hoje (22/12) pela agência reguladora.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Na prática, a LATAM viu saltar a sua participação doméstica no Brasil de 35% em 2019 (antes da pandemia de Covid-19) para 40% agora no último levantamento da ANAC.

Atualmente, a LATAM opera a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para mais de 50 aeroportos do País. Em 2023, a companhia também ampliou o seu codeshare com a Voepass, oferecendo aos clientes acesso a outros 26 destinos brasileiros, principalmente em aeroportos regionais.

Já nos voos internacionais, a LATAM é a empresa aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior. Em novembro, a LATAM e a Embratur assinaram um acordo de cooperação técnica para promover o País internacionalmente.

.

AS PERSPECTIVAS DA LATAM NO BRASIL EM 2024

Em dezembro de 2023, a LATAM alcança a marca de 8 novas aeronaves recebidas no Brasil no espaço de um mês. O feito reforça o compromisso da companhia de ampliar o acesso dos brasileiros à aviação. Neste ano, 15 dos 17 novos aviões recebidos direto de fábrica pelo grupo LATAM foram direcionados para a sua operação brasileira, que em 2024 deve crescer de 7% a 9%.

No início desta semana, a LATAM anunciou 4 medidas para universalizar a aviação no Brasil, incluindo a adição de 10 mil assentos diários à sua operação no País em 2024. “Serão mais de 3 milhões de assentos adicionais no ano para fazer com que mais gente possa voar”, explicou Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.

A LATAM é desde 2021 a companhia aérea líder do mercado doméstico e internacional do Brasil, segundo a ANAC. O índice medido em RPK² considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no Brasil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp