BNews Turismo

Após anos de restrição, Azul libera uso de piercing e tatuagem à mostra por pilotos e comissários

Divulgação
Movimento vem sendo adotado por companhias aéreas estrangeiras, que estão liberando piercing e tatuagem à mostra  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 08/07/2022, às 11h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Seguindo o exemplo de algumas companhias aéreas estrangeiras, a Azul Linhas Aéreas liberou para seus pilotos e comissários o uso de piercings, tatuagens nos braços e nas pernas e variações no estilo do cabelo, segundo O Globo.

As mudanças no manual de uniformes e apresentação pessoal surgiram de sugestões dos próprios aeronautas, informa a companhia. Segundo Daniel Tkacz, vice-presidente de Operações da Azul, a empresa entendeu que as ideias poderiam ser “incorporadas para tornar o dia a dia do time mais confortável, respeitando o estilo e a personalidade de cada um”, sem prejuízo à segurança dos voos.

.

A companhia criou ainda um comitê permanente para analisar novas orientações de apresentação pessoal.

Mudanças

Na Azul, independentemente do sexo, os tripulantes poderão, por exemplo, exibir piercings na orelha e na sobrancelha, usar tranças, rabo de cavalo ou coque samurai, variar a cor do esmalte e usar a imaginação na maquiagem.

No embarque de voos domésticos, o uso do blazer pelos comissários também se tornou opcional. Antes ele era exigido no embarque e no desembarque.

Já o time que trabalha nos aeroportos poderá calçar tênis, além de exibir acessórios como piercing e tatuagens. O uso do lenço também passou a ser opcional.

Exemplo vem de fora

Esse movimento vem acontecendo lá fora. Nos últimos dois anos, as americanas Alaska Airlines e United Airlines passaram a permitir que seus comissários exibissem tatuagens. No mês passado, a britânica Virgin Atlantic Airways fez o mesmo, três anos depois de ter deixado de exigir o uso de maquiagem pelas comissárias.

Uma das razões para esse tipo de flexibilização, segundo observadores do setor, é a dificuldade para preencher vagas diante da escassez de mão de obra nos EUA e na Europa. Ao aceitar profissionais com piercings e tatuagens, as companhias aéreas ampliam o estoque de trabalhadores elegíveis para suas equipes.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags