BNews Turismo

Após dois anos, tradicional festa da Lavagem do Bonfim está de volta; confira

Divulgação Arquivo / BNews
Volta da festa da Lavagem do Bonfim foi confirmada nesta quarta-feira (21)  |   Bnews - Divulgação Divulgação Arquivo / BNews

Publicado em 21/12/2022, às 15h27 - Atualizado às 17h52   Cadastrado por Téo Mazzoni



Após dois anos sem uma das mais importantes e tradicionais festas da Bahia por conta da pandemia da Covid-19, a Lavagem do Bonfim está de volta. A informação foi confirmada pela Arquidiocese de Salvador nesta quarta-feira (21). A programação da tradicional festa religiosa tem início no dia 5 de janeiro, e será encerrada no dia 15 do mesmo mês.

A festa do Senhor do Bonfim começará na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, de onde sairão as imagens da imaculada e de Jesus Cristo, para o tradicional cortejo de oito quilômetros. 

A procissão seguirá em direção às ruas da Cidade Baixa, até chegar à Colina Sagrada, onde está localizada a basílica. O importante cortejo e a lavagem costumam mobilizar milhares de fiéis, simpatizantes e até mesmo turistas. A programação terá início com o novenário, no dia 5. 

"A novena acontecerá de 5 a 14 de janeiro, sempre às 19h. A novena é animada pelo coro e orquestra da nossa Basílica, com uma novidade: no momento em que soar a Ave-Maria, nós iremos trazer sempre o cantor, um grupo, um artista, que vai entoar o hino ao Senhor do Bonfim".

O hino completará 100 anos em 2023, ano que marca a retomada do festejo. A imagem peregrina do Senhor do Bonfim será levada para a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia em procissão marítima, que poderá ser acompanhada pelos fiéis. 

"As embarcações poderão ser acompanhadas por aqueles que quiserem. Nós iremos colocar duas lanchas, com a capacidade de aproximadamente 300 pessoas. Iremos cobrar uma taxa. Será servido um café e, provavelmente, em cada lancha será celebrada uma missa por que nós queremos dar a essa procissão marítima, do translado da imagem, uma característica muito 'orante' muito espiritual".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp