BNews Turismo

Argentina aumenta imposto do "Dólar Turismo"

Divulgação / Thomas Breher - Pixabay
Imposto publicado na última quinta-feira (14) afeta o Brasil  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Thomas Breher - Pixabay

Publicado em 19/07/2022, às 18h10   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O órgão de arrecadação de impostos da Argentina, Administración Federal de Ingresos Públicos (AFIP), divulgou na última quinta-feira (14) um comunicado com "medidas destinadas a fortalecer a frente fiscal". A autarquia subordinada ao Ministério da Economia comunicou que, a partir da quinta-feira (14), o imposto sobre operações em moeda estrangeira, conhecido como "dólar turismo" ou "dólar tarjeta", passará de 35% para 45%.

A mudança afeta viagens e gastos no exterior, bem como pagamentos com cartão de crédito de empresas estrangeiras, como Netflix ou Spotify. Sem acesso ao dólar turismo, os argentinos terão que recorrer a dólares paralelo, tornando as viagens mais caras.

A nota oficial diz que a decisão é parte das várias medidas adotadas para "garantir o equilíbrio fiscal e promover a solvência do Estado como promotor da atividade econômica".

Brasil será o mais afetado

Por ano, o Brasil é o país que mais recebe argentinos. Em 2019, ano prévio à pandemia, foram quase dois milhões de turistas ao território brasileiro (1,9 milhão). Em 2018, o número tinha chegado a 2,5 milhões, responsáveis por 38% de todos os turistas estrangeiros que visitaram o Brasil.

Mesmo durante a pandemia, com severas restrições de voos e com a prolongada quarentena argentina, os índices de turistas argentinos no Brasil se mantiveram em 50% do fluxo habitual.

Sílvio Nascimento, presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), projetou que o Brasil espera recuperar o nível de turismo estrangeiro pré-pandemia em 2023. A medida argentina complicaria essa meta.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp