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Atrasos e cancelamentos de voos disparam até agosto e superam níveis pré-pandemia, aponta levantamento

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Passageiros atingidos por atrasos e cancelamentos superiores a duas horas somaram 2 milhões até agosto deste ano contra 1,59 milhão no mesmo período acumulado de 2019  |   Bnews - Divulgação Reprodução Freepik

Publicado em 15/09/2023, às 17h50   Téo Mazzoni


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O número de atrasos superiores a duas horas e cancelamentos de voos registrados em agosto já ultrapassou os níveis pré-pandemia. Nos primeiros oito meses deste ano, 2 milhões de passageiros foram afetados por cancelamentos nos aeroportos do país, o que representa 1 em cada 30 passageiros.

Esse índice é maior do que o observado no mesmo período de 2019, quando 1,108 milhão de passageiros foram impactados por eventos semelhantes, ou seja, 1 em cada 44 passageiros. Quando essas ocorrências não são causadas por questões meteorológicas ou de força maior, podem resultar em solicitações de indenização às companhias aéreas.

Até agosto, as companhias aéreas brasileiras transportaram 59,5 milhões de passageiros, um volume ainda inferior ao registrado no mesmo período de 2019, quando 70,7 milhões de passageiros foram transportados nos aeroportos brasileiros.

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Os cancelamentos de voos também aumentaram até agosto. Nos primeiros oito meses deste ano, 1,57 milhão de passageiros foram afetados por cancelamentos nos aeroportos do país, representando 2,6% do total de passageiros transportados no período, ou seja, 1 em cada 38 passageiros.

O índice é superior ao observado no mesmo período de 2019, quando 1,10 milhão de passageiros foram impactados por cancelamentos, totalizando 13,7% do total de passageiros transportados, ou seja, 1 em cada 64 passageiros.

Devido ao aumento dessas ocorrências, o número de passageiros elegíveis para solicitar indenizações às companhias aéreas teve um forte crescimento. Segundo levantamento da AirHelp, do total de passageiros afetados, 2 milhões teriam direito a indenizações pelos transtornos causados por atrasos e cancelamentos, ou seja, 1 em cada 30 passageiros tem o direito de buscar compensação financeira das companhias aéreas no período analisado. No acumulado de agosto de 2019, esse número foi de 1,59 milhão (1 em cada 44).

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