BNews Turismo
Publicado em 27/09/2023, às 17h44 Téo Mazzoni
De acordo com um levantamento realizado pelo Itaú Unibanco, a Bahia figura em quarto lugar no ranking de estados que mais contribuem para as transações relacionadas ao turismo no Brasil, representando 7% do total das transações com cartão de crédito nesse setor.
Segundo dados do banco, os gastos no segmento turístico cresceram impressionantes 27% nos primeiros oito meses de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022.
Essas informações têm como base o uso do cartão de crédito emitido pelo próprio banco e revelam um crescimento de 10% no uso desse meio de pagamento, com um valor médio de transação de R$ 1.126.
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São Paulo e Rio de Janeiro lideram a lista, ambos representando 17% de todas as transações relacionadas ao turismo no país. Minas Gerais ocupa o terceiro lugar, com 12%, enquanto Paraná e Bahia compartilham a quarta posição. Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pernambuco vêm logo em seguida, cada um com 5% das transações, à frente de Goiás (4%) e Ceará (3%).
O levantamento também revela que 43% dos gastos estão relacionados a hospedagem em hotéis, enquanto 31% são destinados às companhias aéreas. As agências de turismo representam 22% dos gastos. Embora as transações com cartão de crédito tenham aumentado significativamente nos Duty Free (+34%), no aluguel de automóveis (+31%) e nas agências de turismo (+22%), os resorts experimentaram uma queda de 14%.
No que diz respeito às faixas etárias, os dados indicam que os turistas da geração X (nascidos entre 1965 e 1980) são responsáveis por 42% dos gastos totais. A geração Y (nascida entre 1981 e 1996) ocupa o segundo lugar, representando 34%, enquanto os baby boomers (nascidos entre 1946 e 1964) compõem 22% dos gastos. Por fim, a geração Z (nascida de 1995 a 2010) representa apenas 2% do total de gastos no setor turístico.
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