BNews Turismo

Bahia lança programa de qualificação da mão de obra no setor turístico

Joilson César / BNews
Daivdson Magalhães e Maurício Bacelar realizaram a abertura do evento  |   Bnews - Divulgação Joilson César / BNews

Publicado em 26/04/2023, às 12h20 - Atualizado às 12h20   Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

O Governo da Bahia anunciou o lançamento do 'Projeto Qualifica Turismo 2023', através de uma parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), nesta quarta-feira (26), no Hotel Fiesta, em Salvador. O programa pretende qualificar a mão de obra do setor para potencializar ainda mais o segmento no estado. 

O titular da Setre, Davidson Magalhães,  realizou a abertura do evento ao lado do secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, e destacou o investimento feito para a qualificação da mão de obra: "estamos fazendo o investimento de quase R$ 3 milhões para criar cerca de duas mil vagas para diversos cursos de qualificação que atendam o turismo de forma adequada". 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

O secretário aproveitou para frisar que o turismo não é feito apenas de praia, mas também de produtos e serviços, portanto, é fundamental investir na melhora da área para atender as diversas demandas do setor. 

Ao BNews, Maurício Bacelar afirmou que a qualificação do servidor do turismo qualifica também o destino. "Nós nos associamos a Setre para qualificar trabalhadores baianos nas 13 zonas turísticas do estado, visando incrementar ainda mais o turismo da Bahia, que é um dos mais importantes do Brasil". 

Qualifica Turismo

O Qualifica Turismo é uma parceria da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) com a Secretaria de Turismo (Setur-BA) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Os profissionais serão capacitados com cursos de alto nível que atendem à demanda do setor e geram oportunidade de renda para grupos específicos e trabalhadores considerados estratégicos para a economia.

O projeto irá oferecer cursos para recepcionista de hotel com noções de inglês e espanhol, condutor de turismo com ênfase no turismo religioso, camareiro, artesanato de biojoias e ecojoias, técnicas de vendas com noções de inglês, garçom e barman, sommelier, marcenaria náutica e mecânica náutica.

O público-alvo do projeto são pessoas com demandas sociais específicas, empreendedores e jovens com potencial para atuar no setor, como trabalhadores desempregados que buscam atualização profissional e reinserção no mundo do trabalho, pessoas com deficiência, idosos, aprendizes, estagiários, trabalhadores resgatados de condição análoga à de escravo, familiares de egressos do trabalho infantil, trabalhadores cooperativados, empreendedores individuais, trabalhadores rurais, pescadores artesanais, internos e egressos do sistema prisional e de medidas socioeducativas.

Inicialmente, serão realizadas 50 turmas que vão contemplar 1.000 pessoas das 13 Zonas Turísticas da Bahia. No total, o projeto terá 116 turmas com atendimento previsto de 2.320 beneficiários. As matrículas serão abertas nos próximos meses e quem tiver interesse em um dos cursos deve procurar uma unidade do SineBahia para acompanhar as datas para inscrições.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp