BNews Turismo

BNews Summer: conheça as melhores atrações gratuitas para aproveitar em Salvador

Reprodução/Pixabay
O BNews preparou uma lista para você que busca atrações gratuitas ou que quer gastar pouco e usufruir ao máximo da capital baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay

Publicado em 08/01/2023, às 06h00   José Ivan Neto


FacebookTwitterWhatsApp

Com o início do verão e das férias, surge aquela necessidade de ir turistar por Salvador e conhecer ou revisitar a singularidade da capital baiana. A cidade, que respira arte e cultura, é cercada de cartões postais com vistas paradisíacas. 

Então, caso você só tenha o dinheiro da passagem do ônibus para curtir essa temporada, o BNews trouxe recomendações de lugares gratuitos para você mergulhar na baianidade e conhecer as diferentes versões de Salvador. 

Lagoa de Abaeté 

Localizada no bairro de Itapuã, dentro da área de proteção ambiental do Parque Metropolitano Lagoas e Dunas de Abaeté, a reserva natural possui bares ao redor, parques infantis, restaurantes, quadras, banheiros, e por fim, a lagoa. 

O local paradisíaco é gratuito e você pode se planejar para ir com a família e com amigos. Por conta da grande extensão da lagoa, e da faixa de areia por conta das dunas, o passeio se torna semelhante a uma ida à praia. Logo, você pode degustar nos comércios da região, praticar esportes, como vôlei e frescobol, além de garantir uma foto incrível para o Instagram durante o pôr-do-sol na lagoa. 

Créditos/@lucasfrancaph_

Por conta do baixo volume de água na Lagoa de Abaeté, recomenda-se a visita após uma época de chuvas, como no verão, para aproveitar ao máximo o ponto turístico. 

Museu de Arte Moderna

Um dos museus mais ilustres de Salvador, o Museu de Arte Moderna, conhecido como MAM, está localizado no bairro do Comércio, na Avenida Lafayete Coutinho, que foi apelidada de Avenida Contorno pelos soteropolitanos. 

O museu funciona de terça-feira a sexta-feira, das 13h até às 18h. Já o Circuito Saladearte, que inclui o cinema e os cafés, funciona de segunda a segunda, também a partir das 13h. As atividades dentro do espaço vão de diversas exposições artísticas a lançamentos de livros ao longo do ano. Além disso, exposição de filmes e música ao vivo, como o projeto JAM no MAM, são ótimos passeios para curtir com a família. 

Para chegar até o local, uma das melhores formas é descer pelo Largo dos Aflitos e pedir um carro de aplicativo até o local. De metrô, você pode ir até a Estação da Lapa, ir até a Praça da Sé, descer o Elevador Lacerda (inclusive, passear pelo Mercado Modelo, que também e gratuito), e pegar um ônibus. 

Fã declarada do espaço, Gláucia Campos, 23 anos, recomenda uma visita à noite ao museu, já que “ele consegue ser ainda mais bonito neste horário”. Além disso, a jovem informou que já foi ao MAM para escutar o projeto ‘JAM no MAM’, que ocorre ao pôr do sol e traz as ‘jam sessions’, que são momentos de improvisos dos artistas, que em sua maioria tocam o ritmo do jazz, e adicionam um contexto baiano para o gênero musical. A próxima edição do evento ocorre em 28 de janeiro e custa R$ 24,00, aos interessados.

Reprodução/Museu de Arte Moderna da Bahia

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Ruas do Lazer 

Suspenso em 2020 por conta da pandemia da Covid-19, o projeto Ruas do Lazer retornou a Salvador em outubro de 2022 e acontece na Avenida Magalhães Neto, no bairro da Pituba, todo domingo, de 7 às 17h. A iniciativa tem auxílio da Transalvador para interditar o tráfego de veículos na região e deixar livre as faixas da avenida para a prática de atividades físicas. 

Lá, é possível trazer a criançada para andar de patins, bicicleta e skate, além de fazer caminhadas matinais para exercícios físicos e cuidar da saúde. Na Magalhães Neto, ainda há estabelecimentos próximos para tomar água de coco após as práticas esportivas. Por conta da diversidade de atividades que se pode realizar na avenida, o local se torna um dos melhores destinos para aqueles que querem cuidar do corpo e ter um 2023 mais saudável. 

.
Foto: Bruno Concha/Secom

Reprodução/Secretaria de Comunicação

Paulo Martins, 53 anos, morador do bairro da Pituba, disse que usufrui do projeto para pedalar. “Eu optei por frequentar o ‘Ruas do Lazer’ por ser uma oportunidade de ter um espaço para praticar esportes próximo à minha residência”, contou. Caso você more longe da Pituba, o jeito mais fácil de ir é viajar até a estação Rodoviária de metrô, e de lá, pegar um ônibus que te leve até a Juracy Magalhães Neto.  

Palacete das Artes

O local, que funciona como cinema e tem exposições, abre das 13h às 18h, de terça-feira a sábado, e fica no bairro da Graça. O palacete, assim como o MAM, sempre está com uma exposição artística amostra. A última, em comemoração aos 15 anos do local, teve como tema a arte contemporânea, que reuniu mais de 20 artistas de todo o Estado. 

Além das exposições, nos jardins do museu, a cada mês, ocorre o projeto Bazá Rozê, que é um bazar onde expositores nos segmentos de moda, arte, decoração, entretenimento e gastronomia, vendem suas artes para os visitantes do Palacete. Além disso, em 2022, houve o ‘Domingos Musicais’, um evento que promove apresentações musicais no local. 

Para a estudante Mariana Brasil, de 21 anos, o local é incrível para o turismo independente da exposição artística que estiver ocorrendo no momento. “O palacete das artes é maravilhoso. Só pelo local já vale a experiência. É um programa bom de se fazer na cidade”, afirmou. Além disso, por conta da arquitetura, o Palacete é um dos lugares mais instagramáveis da capital baiana. 

Reprodução - @aninha_pt

Atualmente, estão em cartaz as exposições “Ojú Okan Orixás”; “Remember Me”; Espaço Mario Cravo Jr”(permanente), “Triennale di Milano: Uma História em Cartazes”.

Centro Cultural Solar Ferrão 

O espaço, que fica na Rua Gregório de Mattos, Pelourinho, Salvador, está aberto de terça a sexta, das 12h às 18h, e nos sábados, domingos e feriados, funciona das 12h às 17h e é totalmente gratuito. O Centro, que é um local de acervo histórico e cultural, tem seis andares e abriga a Galeria Solar Ferrão, o Museu Abelardo Rodrigues e quatro coleções: a de Arte Africana, a de Arte Popular, a Coleção Walter Smetak e a Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi.

Reprodução/Site Alõ Alô Bahia

Atualmente, o local está passando por três obras, e as atividades foram paradas por conta da rescisão do contrato com a empresa prestadora dos serviços, segundo o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia. Entretanto, ainda segundo o órgão, a previsão é que a visitação ao público seja totalmente retomada a todos os setores ainda neste trimestre, já que 40% dos serviços de obras já foram realizados. 

As salas expositivas do local estão abertas à visitação desde 14 de outubro de 2022, incluindo as três salas que abrigam a Coleção de Arte Africana Claudio Masella. Além disso, em 2 de novembro, a galeria que ocupa o primeiro andar do solar foi reaberta com a exposição “ Entre Cores e Amore”, e retorna na próxima sexta-feira (13/01), com uma nova exposição que vale o passeio.

A capital baiana reúne diversos passeios que podem ser feitos neste verão, que termina apenas no final de março de 2023, e que devem ser aproveitados pelos turistas e por soteropolitanos que buscam conhecer tudo aquilo que Salvador tem a mostrar. Acompanhe o projeto BNews Summer para ficar ligado sobre o turismo, a saúde e entretenimento durante essa temporada. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp