BNews Turismo

Brasileiros sofrem impacto de aumento recorde no aluguel em país europeu; saiba onde

Ilustrativa/Freepik
O reajuste do aluguel é considerado o mais elevado no período dos últimos 30 anos  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa/Freepik

Publicado em 02/01/2024, às 06h45 - Atualizado às 06h50   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

A virada de ano para brasileiros em um país da Europa chegou com peso no bolso. Isso porque, em 30 anos, Portugal teve o maior reajuste no preço dos aluguéis residenciais e comerciais. Devido a decisão do governo de não limitar o reajuste, os proprietários foram liberados para decretar um aumento de até 6,94%, valor da taxa de inflação.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp. 

No ano passado, por exemplo, o Estado determinou o limite máximo de 2% para a subida, o qual corresponderia a 5,43% sem o teto, segundo informações do jornal O GLOBO. Com isso, a atualização dos preços só poderá ocorrer na data de renovação dos contratos antigos. Em função disso, o proprietário decide qual valor será determinado em até 6,94%.

Por outro lado, o governo irá pagar 2% do aluguel dos inquilinos que sofrerem reajuste de 6,94%. Em resumo, existe a expectativa de que 250 mil famílias recebam o apoio, uma vez que paguem determinado valor de imposto de renda e gastem no mínimo 35% dos rendimentos com aluguel.

O apoio ainda demanda o fato de que só serão aceitos contratos assinados e registrados na autoridade tributária até 15 de março de 2023. Em contrapartida, os contratos assinados antes de 1990 e que permanecem com valores baixos serão descongelados e atualizados à taxa de 6,94%.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp