BNews Turismo

Capital do feijão, Irecê projeta crescimento econômico durante São João e aposta em valorização do turismo local

Waldson Alves
Irecê tem valorização cultural do turismo como prioridade  |   Bnews - Divulgação Waldson Alves

Publicado em 28/03/2024, às 05h30   Cadastrada por Luiz Guilherme



Conhecido como capital mundial do feijão, Irecê é um município do estado da Bahia, localizado no sertão e vizinho da Chapada Diamantina.

Com uma população de 74.507 habitantes, de acordo com estimativas do IBGE de 2022, Irecê se destaca por sua forte produção agrícola  e seu pontos turísticos históricos, além de grandes festas durante o período junino. Essa época do ano aumenta a quantidade de visitas na cidade, o que fomenta geração de renda e emprego.

Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

São João

Para o São João de 2024, Irecê espera receber cerca de 800 mil visitantes durante os dez dias de festas, que acontecem entre 15 e 24 de junho.  

Para a festa junina, a prefeitura já confirmou diversas atrações como João Gomes, Bruno & Marrone, Iguinho e Lulinha, e Raça Negra. 

Durante esse período, a prefeitura prevê que cerca de 4 mil empregos diretos e indiretos sejam criados, além de haver  injeção de mais de R$ 200 milhões na economia local.  

Em entrevista ao BNews, o prefeito Elmo Vaz se mostrou animado com a chegada do São João e destacou a valorização das raízes culturais da cidade durante os festejos.

“O São João de Irecê é muito mais que uma festa, é a celebração viva da nossa cultura, tradição e alegria! É com muito orgulho que a gente proporciona um evento tão grandioso e encantador pra família toda e pros visitantes. A Cidade do São João, viu, é um projeto que reflete nosso compromisso com a valorização das nossas raízes, com toda a diversidade, respeito e apreço pela cultura da nossa terrinha. Meu Coração Só Bate São João", disse o gestor. 

Como chegar?

Irecê se localiza a 408.26 Km da capital baiana, resultando em uma viagem de 7 horas 15 minutos via BA-052. Caso o visitante deseje ir de avião, o trajeto se torna bem mais rápido, com 30 minutos de voo.

O que fazer?

Entre praças e mercados, Irecê é recheada de grandes pontos turísiticos históricos, como:

  • Mercadão de Irecê
1
Rosa Gonçalves

Localizado na Avenida, R. Júlio Pereira Nunes, o Mercadão funciona de domingo a domingo e abastece todo o território de Irecê.

  • Praça Clériston Andrade
2
Redes sociais/ @saojoaodeirece

Famosa por seu grande espaço aberto e funcionamento 24 horas, a Praça Clériston Andrade ganhou de destaque por ter sido palco das famosas festas de São João na cidade.

  • AABB Irecê
3
Reprodução/Redes Sociais/ @aabbirece

A associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) de Irecê é uma ótima pedida para os visitantes que quiserem aproveitar os dias de sol para relaxar em piscinas ou até mesmo praticar esportes, como futebol, vôlei ou natação.

Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp