BNews Turismo

Chapada Diamantina recebe capacitação para qualificação no turismo; saiba mais

Divulgação/Ascom/Setur-BA
Setur-BA está realizando série de ações e serviços na Chapada Diamantina por meio de cursos de capacitação  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Ascom/Setur-BA

Publicado em 09/02/2025, às 11h32   Publicado por Vagner Ferreira



A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) realiza uma série de ações de serviços, por meio de cursos de capacitação, para qualificação no setor. Ao todo, mais de 300 pessoas foram contempladas com os cursos, com temáticas que envolvem: empreendedorismo, atendimento ao turista LGBTQIAPN+, higienização de alimentos e comunitarismo. 

As capacitações aconteceram na Associação Comercial e Industrial (Acija), em Itaitu, com a participação de representantes de Miguel Calmon, Ourolândia, Caém, Saúde, Mirangaba e Capim Grosso.

“Essa iniciativa é fundamental para qualificar a mão de obra do setor hoteleiro e de bares e restaurantes, além dos guias e condutores. Recebemos muitos feedbacks positivos e, com base nisso, continuaremos buscando mais avanços em nossa região. Agradecemos à Setur-BA, pela parceria e dedicação”, destacou o diretor de Turismo de Jacobina, Gabriel Lopes, conforme informações da Agência de Notícias da Setur-BA. 

Para a diretora de Qualificação da Setur-BA, Juliana Araújo, a iniciativa promove maior movimentação no turismo local. “A Chapada Norte é um convite ao ecoturismo, com trilhas, cachoeiras, balneários e aves para observação. No esporte, destacam-se a pista de voo livre e competições de motocross. Existem, também, produções associadas ao turismo, como fabricação de doces e artesanato, além de um quilombo urbano. Com planejamento e bons serviços, o setor se desenvolve. Escolhemos 2025 como o ano das capacitações, que alcançarão as 13 zonas turísticas do estado”, disse. 

Promovido pelo programa ProQualy, os cursos estão inclusos na programação do Workshop Horizontes do Turismo Sustentável – Preparar, Acolher e Avançar Economicamente. A representante da cidade de Miguel Calmon, Ingrid Vieira, ressaltou a importância do projeto. “Foi importante a capacitação ter o módulo do turismo de base comunitária, que é muito promissor em nosso município, para onde estou levando conhecimentos que irão contribuir no desenvolvimento sustentável de comunidades locais”, contou.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp