BNews Turismo

Cidade histórica de Brumadinho ganhará obras inéditas de Oscar Niemeyer

Divulgação
Um dos primeiros vilarejos de Minas Gerais, fundado em 1938, Brumadinho vai ganhar duas obras de Niemayer  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/03/2023, às 16h34   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Cidade histórica e um dos primeiros vilarejos do Estado, fundado em 1938, Brumadinho, no Vale do Paraopeba, vai ganhar duas obras inéditas do arquiteto Oscar Niemeyer, que se tornarão um atrativo a mais para o município que já tem o Inhotim, o maior museu a céu aberto do mundo, como um dos atrativos mais visitados do Estado. As obras devem demorar de cinco a seis meses e são contrapartida aos prejuízos causados ao turismo local pelo rompimento da Mina Córrego do Feijão, em 2019.

O projeto, uma iniciativa do neto de Niemeyer, Kadu Niemeyer, e do arquiteto Jair Valera, parceiro do artista, foi apresentado ao Ministério Público e aprovado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba. Estão ainda da ação a Prefeitura de Brumadinho, o Institutos Arte Brasil, o Instituto Oscar Niemeyer e a Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos da Tragédia do Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão de Brumadinho (Avabrum).

O pórtico original foi projetado por Niemeyer inicialmente por encomenda da Prefeitura de Niterói em 2011, que acabou desistindo dos 15 pórticos esboçados. Como os desenhos estavam bem adiantados, o neto de Niemeyer e o arquiteto de sua confiança, Jair Valera, resolveram finalizar o projeto arquitetônico.


O primeiro pórtico será instalado no acesso à cidade pela Rodovia Fernão Dias, e terá 47 m de comprimento, 8 m de largura e 5,6 m de altura. O segundo, na entrada do Parque Estadual  da Serra do Rola-Moça, será menor: 36 m de comprimento, 6 m de largura e 5,6 m de altura. Ambos os pórticos abrigarão a Casa do Turista, com receptivo para receber os visitantes, um espaço dedicado ao arquiteto e outro para esposições, área de convivência e também de atividades educacionais e culturais.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

"Fizemos apenas a parte final dos projetos e suas adequações para a cidade de Brumadinho, que ganha duas obras inéditas de meu avô. Vale lembrar que os pórticos foram projetados a quatro mãos. Jair Valera vai ser o responsável técnico pelas obras", adianta o neto de Niemeyer. Valera trabalhou por décadas com Oscar Niemeyer e atualmente coordena as obras da Catedral Cristo Rei, que está em construção no bairro Juliana, região norte da capital mineira.

Segundo o produtor cultural Cícero Yco, que atua na região, os pórticos são um atrativo a mais para a cidade, que perdeu empregos e turistas depois do rompimento da barragem. Para ele, o turismo foi extremamente prejudicado: "Brumadinho não é só mineração, tem o Parque Serra do Rola-Moça, o distrito histórico de Piedade do Paraopeba, a serra da Moeda, o povoado de Casa Branca e muitos restaurantes". Em setembro, acontece o festival Brumadinho Gourmet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp