BNews Turismo

Setor aéreo tem o melhor mês de agosto da história; veja números

Arquivo MTur
Número é 4,34% maior do que o registrado no pré-pandemia e eleva o acumulado no ano para mais de 60,5 milhões de pessoas atendidas  |   Bnews - Divulgação Arquivo MTur

Publicado em 24/09/2023, às 06h15   Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

O setor aéreo brasileiro alcançou um marco histórico em agosto, com mais de 8,2 milhões de passageiros realizando voos dentro do país durante o mês. Esse desempenho representa o melhor resultado desde 2000, quando a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) começou a registrar essas estatísticas.

Além disso, esse número é 4,34% superior ao registrado em agosto de 2019, período anterior à pandemia de Covid-19. No acumulado de 2023, o total de passageiros no mercado doméstico de aviação atingiu a marca de 60,5 milhões, representando um aumento de 14,1% em comparação com os oito primeiros meses de 2022.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, comemorou o recorde e destacou a importância do setor aéreo para o turismo brasileiro.

“A aviação desempenha um papel crucial ao aproximar destinos, conectar culturas e tornar o Brasil acessível a todos. Além disso, a boa recuperação que o setor vem registrando não apenas impulsiona o turismo, mas também gera empregos e estimula a economia, fortalecendo a visão do Brasil como um destino turístico de destaque”, disse.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Da mesma forma que o mês de julho, o relatório da ANAC também forneceu informações sobre os aeroportos de maior movimentação, com destaque para Guarulhos (SP), Congonhas (SP) e Brasília (DF), que juntos representaram mais de 33% de todo o tráfego registrado no período.

Em seguida, os aeroportos do Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), juntamente com Confins, em Belo Horizonte (MG), e Salvador (BA), concentram um pouco mais de 20% do total de passageiros.

Quanto aos voos de maior movimentação, a rota São Paulo-Rio de Janeiro permanece como a líder em número de passageiros transportados, seguida pelas ligações São Paulo-Brasília e Salvador-Guarulhos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp