BNews Turismo

Com preços caros e turistas demais, famosa cidade brasileira já vive o "efeito Las Vegas"

Divulgação // Prefeitura Gramado
Especialistas apontam que "efeito Las Vegas" já chegou a famosa cidade brasileira  |   Bnews - Divulgação Divulgação // Prefeitura Gramado

Publicado em 02/11/2022, às 10h10   Cadastrada por Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, compõe um dos grandes cases do turismo brasileiro na atualidade. O setor turístico se tornou ali o principal vetor de desenvolvimento econômico, responsável por cerca de 83% da arrecadação do município.

Hoje, Gramado, com população de apenas 35 mil habitantes e sem aeroporto próprio, recebe mais de seis milhões e meio de visitantes por ano e tem a maior infraestrutura turística do Estado (mais de 13 mil leitos e quase 200 bares e restaurantes, por exemplo). O Natal Luz, principal evento regional, segue quebrando recordes de público a cada ano.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Mas o turista que tenha passado uma década sem visitar Gramado seguramente se chocará ao desembarcar no local na atualidade. Segundo o Uol, a cidade vem passando por uma transformação tão grande que suas raízes serranas em muitas áreas já mal são visíveis, substituídas por grandes parques de estética muitas vezes caótica. Trata-se do que se chama - para o bem ou para o mal - de "efeito Las Vegas".

Entre dinossauros e outras figuras gigantes de estética duvidosa, parques de diversões de todo tipo, museu de cera e carros de luxo para uma voltinha em alta velocidade, Gramado vem oferecendo cada vez mais atrações.

Desta forma, além do excesso de visitantes frequentemente na cidade, há cada vez mais atrações turísticas — sobretudo focando em famílias com crianças — que não fazem quaisquer referências regionais, culturais ou históricas. Segundo especialistas, muitas vezes essas atraçoes poluem visualmente a beleza de suas montanhas.

"O sucesso de um destino turístico traz consequências positivas e negativas. As positivas são bem conhecidas; as negativas só temos sua dimensão quando vivenciadas", analisa Susana Gastal, professora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul (PPGTURH-UCS).

Ela concorda que a Gramado bucólica e romântica do imaginário de boa parte do turista brasileiro está cada vez mais "ameaçada"; mas ressalta também problemas de infraestrutura importantes com o excesso de turistas na cidade.

A professora ainda destaca a necessidade de maior oferta de lazer público, como parques e equipamentos abertos aos moradores e incentivos à participação dos mesmos nos eventos locais.


Aeroporto

Um novo fator também pode agravar a atual questão da demanda e estrutura turística em Gramado e região: o aeroporto de Caxias do Sul, previsto para iniciar suas obras no ano que vem, vai operar a menos de 50 quilômetros de Gramado e Canela. O novo aeroporto vai garantir acesso muito mais fácil e rápido a ambos os destinos para o turista que vem de longe.

E isso pode afetar também outros municípios da região que estão vendo seus números de visitantes crescerem muito de repente, sobretudo nos arredores dos cânions Itaimbezinho e Fortaleza. "Cambará do Sul já está se beneficiando dessa explosão do turismo. É preciso fazer um estudo para conhecer o impacto que o turismo vai gerar ali, com muita urgência, pensando nessas novas perspectivas", alerta Pedro Bittencourt César.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp