BNews Turismo

Comissária de bordo dá dicas para escapar do caos aéreo nos Estados Unidos e na Europa; confira

Tomaz Silva/Agência Brasil
Comissária de bordo traz dicas para sobreviver ao caos aéreo nos Estados Unidos e na Europa  |   Bnews - Divulgação Tomaz Silva/Agência Brasil

Publicado em 25/07/2022, às 09h11   Redação / BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma comissária de bordo descreveu ao The New York Times como ‘sobreviver’ ao 'caos aéreo' nos Estados Unidos e na Europa, em dicas que foram divulgadas nesta segunda-feira (25). O texto de Kristie Koerbel explicou que acontecimentos como o 11 de Setembro e a Covid-19 afetaram a logística dos aeroportos dos EUA e de diferentes partes do continente europeu.

Por isso, para evitar dor de cabeça na hora de fazer uma viagem, ela separou 9 dicas que devem ajudar na hora de fazer uma viagem e passar por esses espaços. Veja a lista:

Chegue cedo

Se estiver indo para um cruzeiro, saia de casa um dia antes. Conte esse tempo extra como parte das férias. Hospede-se em um hotel em uma cidade nova e saia para explorá-la. Jante em um lugar bacana, saboreie um bom vinho e divirta-se. Acorde sem pressa, tome café, coma panquecas e siga para o navio com tranquilidade. O gasto extra vale a paz de espírito, vai por mim. Outro dia trabalhei em um voo que estava atrasado; uma família de oito pessoas perdeu a conexão para Roma, a única naquele dia, e acabou perdendo também o cruzeiro em que embarcaria lá. (Comprar seguro de viagem também não é má ideia.)

Sempre opte pelo voo direto

Assim, se houver atrasos, você não precisa se preocupar em chegar a tempo de pegar o próximo voo. Se a conexão for inevitável, não opte pelo intervalo mais curto, porque certamente vai se estressar com a possibilidade de não chegar a tempo. A escala de uma hora hoje já não basta; meia hora, então, sem chance. Na maioria dos casos, três horas é um tempo seguro.

Voe sempre o mais cedo possível

Raramente, os primeiros voos do dia são cancelados. As tempestades vão se formando conforme o tempo vai esquentado, e as tripulações chegam ao prazo limite de trabalho mais à tarde, quando também aumenta o movimento nos aeroportos mais concorridos. Sim, isso pode significar botar o despertador para tocar às 3h, mas, se o voo matinal porventura foi cancelado, haverá mais opções de reembarque.

Baixe o aplicativo da companhia aérea com a qual você está voando

Ele contém informações valiosas e pode livrá-lo de aguardar em filas ridiculamente longas ou de tentar falar com alguém por telefone se algo der errado. Dá para rastrear a bagagem e a chegada do avião em que embarcará; dependendo do caso, você fica sabendo do cancelamento antes mesmo da tripulação. Além disso, ele pode ajudá-lo caso seja preciso remarcar o voo.

Pense duas vezes para comprar o bilhete mais barato

Os voos estão saindo lotados. Se você optar pela passagem mais barata, dificilmente poderá se sentar com a família; as companhias já avisam na hora da compra, aliás. E os comissários não estão ali para mudar o avião inteiro de lugar só para que fiquem juntos porque você tentou economizar em um site de vendas terceirizado. Outra coisa: se houver overbooking e ninguém se dispuser a ceder o lugar, os primeiros a ser barrados serão os membros da família que economizou uns trocos fazendo a compra em um site promocional.

Faça malas enxutas

Não seja "aquela criatura" que segura o embarque porque resolveu socar tudo em uma mala só até quase explodir e agora não sabe como fazê-la entrar no compartimento superior.

Leve agasalho

Vou contar aqui um segredo: às vezes, mantemos a temperatura da cabine mais baixa de propósito. Para quem fica mareado quando voa, o calor só piora a situação. Não queremos que ninguém tenha de usar aqueles saquinhos.

Não diga aos tripulantes que eles estão com aparência cansada

Estamos, sim, e sabemos disso. Você pode ser responsável por uma crise de choro ali mesmo na copa.

Seja paciente

Seja legal. O objetivo de todas as linhas aéreas é levá-lo ao seu destino. Veja o lado bom da coisa: pelo menos você não está trabalhando.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp