BNews Turismo

Concessionária e Gol não se entendem sobre transtorno causado por caranguejos em pista de Aeroporto

Divulgação
Voo da Gol teve que arremeter por causa de "animais" na pista; versão da concessionária Zurich Airport Brasil é diferente  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

[email protected]

Publicado em 22/03/2023, às 15h56


FacebookTwitterWhatsApp

Um voo da Gol Linhas Aéreas que partiu do aeroporto de Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro, em direção a Vitória (VIX), realizado na noite de segunda-feira (20), passou por uma situação no mínimo inusitada. O avião teve que arremeter - ato de descontinuar um procedimento de aproximação da pista - em decorrência da presença de - pasmem - caranguejos na pista de pouso.


"Boa noite, senhoras e senhores passageiros, é o comandante falando. Infelizmente, não foi possível o nosso pouso em Vitória. Acredite se quiser, a aeronave que pousou um pouco a nossa frente reportou uma quantidade absurda de caranguejos na pista [risos], acredite se quiser", teria dito o comandante do voo.


O problema é que a companhia aérea e a empresa que administra o aeroporto da capital do Espírito Santo, a Zurich Airport Brasil, não se entendem sobre como, de fato, a história curiosa se desenrolou.


A Gol confirmou ao BNews Turismo, através de nota oficial, que o voo 2094 arremeteu "durante o seu processo de aterrissagem na capital capixaba", e se limitou a afirmar que o fato se deu em decorrência de "animais na pista". Questionada se os animais eram caranguejos, a companhia aérea se negou a responder, mantendo a versão de que "A GOL está se manifestando sobre esse tema por meio da nota enviada" sem, mais uma vez, especificar a espécie dos animais encontrados na pista. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!


A empresa reiterou que "todo o procedimento seguiu os protocolos de Segurança, valor número 1 da Companhia. Depois de liberada a pista, a aeronave retomou sua posição e pousou em Segurança às 23h06, hora local, sem nenhum atraso em relação à previsão inicial do horário de pouso".


Já a Zurich Airport Brasil, indo de encontro à versão da Gol, confirma que se tratou da espécie caranguejo. Mas afirmou, para surpresa geral, que "foi verificada a presença de 1 caranguejo na pista". Questionada pela reportagem se apenas um caranguejo teria atrapalhado a operação no aeroporto, a assessoria da Zurich Airport Brasil confirmou a informação e, inclusive, mandou uma foto do bicho (abaixo), que "foi retirado e solto em um mangue próximo".

.


Em nota, a concessionária que administra o Aeroporto de Vitória explicou a situação: "a equipe de fauna do aeroporto foi acionada. Este é o procedimento padrão previsto para esses casos. Logo após a retirada do animal, as operações seguiram regularmente. A aeronave do vídeo pousou cerca de 10 minutos depois do speech do comandante. Ocorrência por volta de 23h10 de segunda-feira".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp