BNews Turismo

Conheça a lista dos 15 bairros mais famosos do mundo; um deles fica no Brasil

Divulgação
Este ano quem levou foi o bairro Santa Madalena, em São Paulo, que ficou no top 15  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/10/2022, às 14h39   Camila Vieira



A revista Time Out fez uma pesquisa e elaborou a lista dos 51 bairros mais famosos do mundo. E tem destino brasileiro no ranking. Dentre os 51 selecionados da lista, que também contou com a análise dos editores e escritores da revista, um bairro brasileiro foi escolhido. No ano passado, o bairro da Saúde, no Rio de Janeiro, foi o único do Brasil a fazer parte do ranking. Este ano quem levou foi o bairro Santa Madalena, em São Paulo, que ficou no top 15.

Confira os locais:

1 – Colônia Americana (Guadalajara, México)
Segundo a revista, Guadalajara é conhecida por muitos moradores locais como a capital cultural do México, com suas galerias de arte. E o bairro Colonia Americana vem se destacando também por sua cena underground. A publicação traz destaque para cenários musicais da região, como o Bar Americas e o Segundo Piso Music, e lembra que em março costuma ocorrer no local o Festival Internacional de Cinema de Guadalajara.

2 – Cais do Sodré (Lisboa, Portugal)
Lisboa já é um destino bastante procurado por brasileiros e, após essa lista, o Cais do Sodré deve receber ainda mais turistas estrangeiros. Já há alguns anos o bairro é considerado como umas das principais regiões de vida noturna na cidade de Portugal, graças aos novos restaurantes, bares e boates. Para quem quer almoçar bem, o pato com arroz no O Frade é uma das sugestões da revista.

3 – Wat Bo Village (Siem Reap, Camboja)
Elegantes hotéis, inúmeros bares, boates com djs… O bairro Wat Bo Village já é considerado como um dos mais badalados da cidade. Em 2021, Siem Reap passou por uma reforma geral e o bairro passou a ter destaque entre os moradores e os turistas. Para tomar um coquetel à noite, a Time Out sugere o Pou Restaurat & Bar, mas há vários outros estabelecimentos que merecem a visita.

4 – Ridgewood (Nova York, Estados Unidos)
Não faltam bairros descolados e famosos em Nova York, mas foi Ridgewood, entre o Queens e o Brooklyn, que ganhou destaque aqui na lista. A antiga arquitetura ainda é preservada na região, e os novos bares, restaurantes e cafés passaram nos últimos anos a chamar a atenção de todos. Sugestão da revista: passear pelo The Central Ridgewood Historic District, jantar no restaurante Porcelain e depois tomar uma cerveja ou vinho no Julia’s.

5 – Mile End (Montreal, Canadá)
O bairro de Mile End é historicamente um centro de imigrantes e artistas judeus em Montreal, no Canadá. E também é onde se encontram alguns dos melhores restaurantes da cidade, além de livrarias independentes e outros estabelecimentos comerciais de destaque.
6 – Barrio Logan (San Diego, Estados Unidos)
A história mexicana está encravada no Barrio Logan, em San Diego. Afinal, esse bairro americano fica a menos de 30 km da fronteira com o México. No Chicano Park encontram-se murais com mais de 80 pinturas que retratam cenas da Revolução Mexicana e muito mais. Durante o mês de abril, lembra a revista, há um festival gratuito no Chicano Park, com apresentações musicais, oficinais de arte, comidas de rua e outras atrações.

7 – Shimokitazawa (Tokyo, Japão)
O bairro de Shimokitazawa em Tokyo apareceu pela última vez na lista da Time Out em 2019 – mesmo ano em que passou por uma grande reforma. Se antes era mais conhecido por suas lojas vintage, nos último meses ganhou novas lojas, cafés e restaurantes. O banho termal no Yuen Bettei Daita é uma atração diferente que pode ser bastante proveitoso.

8 – Cliftonville (Margate, Inglaterra)
Cliftonville é conhecido por ser um reduto das comunidades artísticas mais prósperas da Inglaterra. Lojas de discos, cafeterias orgânicas e galerias dão o tom a esse bairro de Margate. Caminhar pela praia também é uma atividade que não pode faltar entre os moradores e turistas.
9 – Barrio Yungay (Santiago, Chile)
A Time Out ressalta que o Barrio Yungay é o primeiro bairro planejado de Santiago, no Chile. A gastronomia, os museus e a ampla área verde (destaque para o Parque Quinta Normal) chamam a atenção do local, que cada vez mais tem recebido jovens e descolados em suas ruas e estabelecimentos.
10 – Cours Julien (Marselha, França)
Próximo ao Porto Velho, e a leste da marina da cidade, o bairro Cours Julien já abrigou antigamente os mercados atacadistas ao ar livre de Marselha, na França. Essa atmosfera ainda segue viva, e o bairro oferece mercados de rua, lojas de roupa vintage, galerias de arte moderna em antigos armazéns e muita arte de rua.
11 – Shawlands (Glasgow, Escócia)
“Com seus grandes parques, arte, café e restaurantes, Shawlands mantém a bravura de Glasgow”. Assim a revista Time Out define esse bairro de Glasgow, na Escócia. Uma dica é visitar o Parque Nacional de Pollok, o maior da cidade. A revista sugere também comer panquecas logo cedo no Café Strange Brew e terminar a noite tomando uma bebida no Phillies.
12 – Dundas West (Toronto, Canadá)
Galerias de arte, restaurantes internacionais, bares e cafés aconchegantes e um polo cultural que chama a atenção de quem visita a região. O bairro de Dundas West, em Toronto, é tudo isso e muito mais: é também conhecido pela grande população de imigrantes brasileiros e portugueses.
13 – Vila Madalena (São Paulo, Brasil)
Quem apostou na Vila Madalena como o bairro brasileiro mais legal do mundo acertou em cheio. Quando saiu a lista da Time Out do ano passado, muita gente estranhou a ausência deste bairro, um dos mais conhecidos de São Paulo.

“O bairro paulistano da Vila Madalena deve seu caráter boêmio aos estudantes da Universidade de São Paulo, que chegaram nos anos 80 seduzidos pela atração do aluguel barato e das caipirinhas mais baratas”, descreve a revista, que sugere os bares Posto 6 e Salve Jorge para tomar uma cerveja gelada.

14 – San Isidro (Havana, Cuba)
O bairro cubano de San Isidro, em Havana, também entrou no top 15. “Bares na cobertura, bares de salsa sombrios e um sistema de som em cada esquina: San Isidro tem tudo”, diz o texto da Time Out, afirmando que San Isidro “fervilha após o anoitecer”.

15 – Neukölln (Berlim, Alemanha)
Um bairro de todos e para todos. Assim pode ser definido Neukölln, em Berlim. O bairro tem restaurantes turcos e mercearias libanesas, além de parques e muitos espaços verdes na região. E, nos últimos anos, viu surgir novos restaurantes, bares e boutiques mais modernos.

A revista ouviu mais 20 mil moradores ao redor do mundo para chegar ao resultado final. Entre os critérios para montar a lista, eles apontaram os melhores lugares para diversão, gastronomia, cultura e vida comunitária. Esse é o quinto ano consecutivo que a revista faz esse ranking.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp