BNews Turismo

Copa do Mundo: Futebol é importante potencializador do turismo brasileiro

Divulgação / Pedro Vilela / MTur
Torcedores costumam utilizar vários meios de transporte para acompanhar o time do coração e a seleção  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pedro Vilela / MTur

Publicado em 19/11/2022, às 14h28   Cadastrado por Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

É de conhecimento geral que o futebol é umas das maiores paixões do povo brasileiro. Mas, o que muitos não sabem é que, além disso, o esporte atua como potencializador do turismo nacional. Muitos torcedores costumam fazer loucuras para acompanhar o clube do coração, como viajar a pé e até mesmo trocar de casa com amigos. Tudo isso mostra que o futebol é um dos grandes indutores do setor. 

Durante a Copa do Mundo de 2022 isso não deve ser diferente, muitos brasileiros estão indo ao Catar para apoiar a Seleção Brasileira de perto, além daqueles que estão reunindo as famílias e amigos para acompanhar o torneio. A realização do Fifa Fan Festival, em São Paulo e Rio de Janeiro, deve atrair turistas para os destinos. 

Um grande exemplo dessa mola propulsora que é o futebol para com o turismo,foi a final da Taça Libertadores da América em 2019, no Peru. Na ocasião, torcedores flamenguistas lotavam aeroportos, rodoviárias e até mesmo outros meios para torcer pela conquista contra o River Plate. Muitos brasileiros realizaram conexões de São Paulo para o Peru, movimentando o setor aéreo. Teve também alguns que arriscaram ir pela rota São Paulo – Lima pela Transoceânica (como é conhecido o ônibus dessa rota), sendo aproximadamente 5.800 quilômetros de estrada com um tempo estimado de 96 horas, o equivalente a mais de quatro dias inteiros.

Uma situação mais recente ocorreu ainda em 2022, quando a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) criou pacotes de viagens que incluíam ingressos para os torcedores de Flamengo e Athlético Paranaense, finalistas da Libertadores, acompanharem a decisão no Equador.

No ano de 2014, a Tam fez uma solicitação à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para que houvesse uma modificação em 40% dos seus voos domésticos durante o período da Copa do Mundo. Foram modificados cerca de 800 voos diários com 120 aviões em 42 aeroportos do Brasil. Durante essa época, a Tam alterou ainda de 28 para 32 voos diários com destino a Fortaleza (nordeste) e de cinco a 11 em Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso (centro-oeste), duas das 12 cidades sede da Copa do Mundo que foi realizada de 12 de junho a 13 de julho de 2014.

Esse fenômeno também acontece com os turistas estrangeiros. Os latino-americanos também fazem de tudo para ver os jogos que acontecem no Brasil e viajam de motorhomes, carros, bicicletas e até mesmo de carona para não perder a grande festa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp