Coronavírus

Portugal renova liberação de viagens do Brasil por mais um mês

Marcello Casal JrAgência Brasil
Medida também se estende a turistas do Reino Unido e dos Estados Unidos.  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal JrAgência Brasil

Publicado em 29/10/2021, às 10h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Governo de Portugal confirmou que continuam liberadas as viagens de turistas do Brasil. De acordo com informações do site Agora Europa, a prorrogação, que conta oficialmente a partir de segunda-feira (1°), é válida por mais um mês, ou seja, até o dia 30 de novembro.

Segundo o documento oficial publicado nesta sexta-feira (29), no Diário da República, estão permitidas a realização de viagens "não essenciais" do Brasil. Esta é a terceira renovação da permissão de viagens desde a reabertura das fronteiras no último mês de setembro

A medida também se estende a turistas do Reino Unido e dos Estados Unidos. Desde o início da pandemia, o governo português realiza uma avaliação periódica das autorizações de viagens, baseada na situação de cada país. 

Ainda de acordo com o site, as autoridades do país não confirmam até quando este  sistema será mantido. Atualmente, Portugal está em situação de alerta devido a Covid-19, com algumas restrições impostas até o próximo dia 30 de novembro.

Para a entrada de turistas é obrigatório um teste PCR, realizado 72 horas antes da viagem, ou um teste de antígeno com 48 horas, no máximo. O exame do tipo antígeno precisa estar na lista comum para despiste da doença Covid-19 aprovada pelo Comité de Segurança da Saúde da União Europeia.

Estão dispensados do teste todos os que possuem o certificado de vacinação da União Europeia, que é concedido a quem foi vacinado em alguns dos Estados-Membros do bloco. Há mais de dois meses, os governos do Brasil e Portugal anunciaram um acordo para reconhecimento mútuo dos certificados, o que dispensaria a realização de testes.

No entanto, não foi anunciado nenhum avanço na negociação. 

Leia Também

Veja cronograma de vacinação contra Covid nesta sexta-feira (29) em Salvador

Ferry-boat, lanchas e ônibus intermunicipais funcionam em esquema especial no feriadão de Finados

Governo autoriza volta dos cruzeiros marítimos no Brasil

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp