BNews Turismo

Destinos de Fé são opções para o turismo de proximidade na Semana Santa; confira

Moura Alves/MTur
Próximos às capitais, destinos religiosos atraem milhares de turistas durante o período  |   Bnews - Divulgação Moura Alves/MTur

Publicado em 06/04/2023, às 14h09   Cadastrado por Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

O feriadão da Semana Santa terá início nesta sexta-feira (7) e trará diversas opções de destinos, relativamente próximos aos grandes centros, onde o turismo religioso é o carro chefe.

Celebrações e encenações da Paixão de Cristo, missas e grandes imagens de santos ou outras figuras religiosas atraem anualmente milhares de pessoas para diversas cidades do país, principalmente neste período

Diante desta tamanha variedade de atrativos religiosos no Brasil, a Agência de Notícias do Turismo separou alguns locais sagrados e de peregrinação no Brasil para aproveitar a data. 

Minas Gerais - Um dos estados com maior número de destinos religiosos, Minas Gerais oferta diversas opções para os turistas. Saindo da capital, Belo Horizonte, temos há 20 km a cidade de Sabará, que é conhecida por sua procissão de penitência, realizada há mais de 200 anos.

Outra joia do destino é a Igreja de Nossa Senhora do Ó e as ladeiras que ligam o Centro Histórico à Capela do Senhor Bom Jesus, do século XVIII. O turista ainda pode passar em Mariana, famosa por sua história e vestígios da época da extração de ouro no estado.

Construções antigas, como casarios, igrejas e praças dão testemunho do Brasil Colônia. Na tarde de domingo de Páscoa, as ruas são cobertas com tapetes de serragem colorida, pó de café e cal feitos pela população.

.

A pouco mais de 90 km de BH, Ouro Preto é outro destino tradicional no estado para este período. A cidade possui o maior e mais importante acervo de arte e arquitetura do período colonial do Brasil. Dentre os principais pontos turísticos da cidade estão a Matriz Basílica Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de São Francisco de Assis, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Santa Efigênia dos Homens Pretos, a Igreja Nossa Senhora do Carmo, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, além dos museus da Inconfidência e Aleijadinho e da Praça Tiradentes.

Bahia - Localizada a cerca de 180 km de Salvador (BA), Serrinha traz no período da Semana Santa a Procissão do Fogaréu, reconhecida como Patrimônio Cultural do estado. Nela, os fiéis fazem um percurso de 5 km, partindo da Catedral de Serrinha e indo em direção à Colina de Nossa Senhora de Santana.

A celebração é iluminada por tochas e velas acesas para reviver o sofrimento de Jesus. Também próxima à capital, Candeias possui diversas atividades religiosas, entre elas a Celebração da Paixão do Senhor, a Procissão da Imagem do Senhor Morto e as missas do domingo de Páscoa.

.

Piauí - Chegamos agora no estado mais católico do Brasil: o Piauí. É na cidade de Floriano (PI), a 245 km de Teresina, que encontramos há 28 anos a encenação da Paixão de Cristo de Floriano, uma das maiores do país.

O espaço, de 45 mil metros quadrados, conta com cenários monumentais naturais e construídos, além de toda estrutura necessária para receber 5 mil espectadores por apresentação. Também temos Santa Cruz dos Milagres (PI), a quase 170 km da capital piauiense, o terceiro maior destino de romaria do Nordeste e o único santuário do estado reconhecido pelo Vaticano. A cidade também é conhecida pelo 1º milagre ocorrido no século XIX.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

.

Não poderíamos deixar de falar da “Capital da Fé”, Oeiras (PI). Durante a Semana Santa, a cidade realiza a Procissão de Bom Jesus dos Passos, evento que acontece desde o século XVIII; e a Procissão do Fogaréu, maior manifestação religiosa do Piauí. Além disso, o destino piauiense conta com patrimônios históricos, desde a fundação do estado, como a Nossa Senhora da Vitória, o Museu de Arte Sacra, o Museu do Divino Espírito Santo e o Morro da Cruz.

Rio Grande do Sul - Em São Miguel das Missões e Santo Ângelo (RS), o Brasil tem um dos principais destinos de turismo religioso do país. Datada dos anos de 1.500, a região é sede do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo ou como é popularmente conhecido: Ruínas de São Miguel das Missões. O conjunto arquitetônico é considerado um dos mais importantes do Brasil e foi tombado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

.

Além desses atrativos, os turistas podem conferir na região, a Catedral Angelopolitana, de Santo Ângelo; este inclusive, foi o último dos Sete Povos das Missões. Hoje, a cidade possui uma rica cultura por causa de etnias que se estabeleceram com a vinda de imigrantes. Entre as atrações turísticas estão os museus Dr. José Olavo Machado, Marechal Rondon e Ferroviário. O Santuário de Schoenstatt e o Memorial Coluna Prestes, primeiro monumento de Oscar Niemayer no estado, integram o roteiro turístico por onde o turista pode conhecer um pouquinho mais da história desta imponente cidade.

Goiás - Terra de tradicionais celebrações religiosas, o estado de Goiás tem em Trindade (GO), um dos mais conhecidos destinos. Situada a menos de 30 km da capital, Goiânia, a cidade de Trindade reúne diversos atrativos que chamam a atenção do turista: o Santuário do Divino Pai Eterno e a Via Sacra, que liga o Santuário à igreja de Padre Pelágio. Em Pirenópolis (GO), temos a conhecida Cavalhada, uma encenação da luta coreográfica entre mouros e cristãos, que atrai turistas de várias partes do Brasil. Na Cidade de Goiás (GO), a semana conta com uma programação que inclui a via sacra e a Procissão do Fogaréu, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Goiás. Nela, os turistas poderão assistir à encenação da perseguição e prisão de Jesus Cristo.

.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp