BNews Turismo

Diretora do Museu do Mar elogia realização do Grand Pavois em Salvador e aponta gargados para atividade náutica na capital

Divulgação / José Carlos Almeida
Museu do Mar Aleixo Belov fica localizado no Largo de Santo Antônio Além do Carmo  |   Bnews - Divulgação Divulgação / José Carlos Almeida
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

[email protected]

Publicado em 27/09/2022, às 15h00



A prefeitura de Salvador confirmou, na manhã desta terça-feira (27), que a cidade será sede do Grand Pavois, um dos maiores salões náuticos do mundo. A aividade náutica, apesar de sua importância já reconhecida para o turismo e economia, muitas vezes é negligencida. A capital baiana tem a tradição de abrigar o Museu do Mar Aleixo Belov, localizado no Largo de Santo Antônio Além do Carmo, com objetos trazidos por Belov nas suas cinco voltas ao mundo, como o veleiro Três Marias.

Em entrevista ao BNews Turismo, Mariana da Costa Belov, diretora-executiva do Museu do Mar, falou da importância de o poder público atrair esse tipo de evento: "Trazer eventos desse tipo aumenta a atratividade do turismo de lazer e de negócios, além de ampliar a importância da localidade nessa ramo de atividade, movimentando a economia, dinamizando investimentos".

.À esquerda, Mariana Belov, Diretora executiva Museu do Mar

A prefeitura de Salvador tem feito várias investidas para tornar a cidade a capital do turismo náutico no Brasil, mas, na opinião de Mariana, ainda falta investimento, sobretudo em infraestrutura: "Para Salvador crescer como capital de turismo náutico falta infra-estrutura - marinas, cais de atracação, segurança, legislação/fiscalização, etc".

A importância de investir no turismo náutico é atrair turistas e fomentar a economia da cidade. "O Turismo náutico traz novos negócios e investimentos, gera empregos diretos e indiretos, aproxima distâncias, divulga a cultura, desenvolve a economia , aqui e nas localidades próximas", destacou Mariana Belov.

O Museu do Mar Aleixo Belov busca, segundo a diretora, busca contribuir com os eventos que acontecem na capital: "procuramos sempre estar a par das datas e eventos ligados ao mar e sempre que podemos tentamos participar ou contribuir com estas iniciativas. Temos menos de um ano de funcionamento e ainda estamos nos ajustando para garantir nossa sustentabilidade mas consideramos importante fazer parte dessa rede de atuação".

Mariana destacou alguns entraves que a atividade náutica encontra em Salvador e revela uma realização que a Fundação Aleixo Belov pretende concretizaqr na Cidade Baixa: "Salvador tinha um projeto de circuito náutico ligando as localidades da BTS mas que não se concretizou. As pessoas teriam a opção de se deslocar de barco em vez de ônibus. Outro ponto é a inclusão. Turismo náutico permanace uma atividade de nicho, das camadas mais favorecidas da sociedade. Isso também limita a expansão da atividade, visto que dirige-se a público mais restrito. A Fundação Aleixo Belov está tentando implantar uma escola de vela no Bonfim aberta à comunidade. Geograficamente, Salvador é um triângulo com dois lado de mar que tem bem pouca infraestrutura voltada a atividades náuticas. Eventos como o Grand Pavois podem despertar o interesse dos políticos e empreendedores para desenvolver esse campo".

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp