BNews Turismo

Em julho, turismo gera 1 em cada 10 novos empregos com carteira assinada

Reprodução / Agência Brasil
Segundo o Caged, foram criados mais de 16,8 mil postos de trabalhos no setor em todo país  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Agência Brasil

Publicado em 30/08/2023, às 16h22   Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

Durante o mês de julho, a indústria do Turismo foi responsável por gerar um em cada dez novos postos de trabalho com carteira assinada no Brasil. Nesse período, mais de 16,8 mil empregos foram criados nos diversos setores que compõem a atividade turística no país.

As informações foram divulgadas pelo Ministério do Turismo nesta quarta-feira, 30 de agosto, e baseiam-se nos dados fornecidos pelo Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Ao longo dos primeiros sete meses de 2023, o setor turístico agregou cerca de 122 mil novos postos de trabalho.

“Esses números destacam a potência do turismo no Brasil e também apontam para o seu papel crucial na recuperação da economia. Somos uma indústria limpa, com capacidade de gerar cada vez mais emprego e renda para a população. Seguiremos trabalhando para criarmos mais oportunidades para aqueles que buscam ingressar neste setor tão empolgante”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

No mês de julho, o ramo de alojamento e alimentação se destacou como o principal absorvedor de mão de obra, com a geração de mais de 9,4 mil posições, seguido pelo setor de transporte rodoviário de passageiros, que criou mais de 1,6 mil novos empregos. Dentro do agrupamento de serviços, onde o setor de Turismo está categorizado, foram admitidos 56.303 novos profissionais.

Quando observamos os estados, São Paulo liderou as novas contratações, com aproximadamente 5,6 mil novos postos de trabalho. No Rio de Janeiro, o setor do Turismo contribuiu com mais de 2,4 mil vagas, enquanto Minas Gerais viu a inclusão de mais de 2,1 mil novos profissionais no segmento turístico do estado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp