BNews Turismo

Empresa do bilionário Elon Musk pretende levar internet rápida para aviões

Divulgação / Orna Wachman - Pixabay
SpaceX anunciou que vai levar internet rápida para aviões em 2023  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Orna Wachman - Pixabay

Publicado em 20/10/2022, às 13h36   Cadastrado por Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

Em um futuro próximo, os aviões poderão contar com internet de alta velocidade. A empresa do bilionário Elon Musk, SpaceX, anunciou recentemente que pretende lançar um serviço chamado Starlink Aviation, que consiste em elevar as conexões via satélite a bordo a até 350 MB/s com latência de até 20 ms. O lançamento deste novo sistema deverá ser inaugurado em 2023, e a operação será iniciada por aeronaves selecionadas e equipadas com o Aero Terminal.

Muitas aeronaves já possuem o serviço de internet a bordo, mas algumas liberam o acesso aos passageiros, enquanto outras comercializam à parte do voo. A grande novidade do sistema é a velocidade, já que alguns aviões possuem apenas 10Mb/s e utilizam comunicação com o solo, portanto, não funcionam quando a aeronave está sobrevoando o oceano. Outros aviões já utilizam sistemas de satélite, que funcionam ao sobrevoar o mar, mas a velocidade fica entre 30 Mb/s e 100 Mb/s.

De acordo com a empresa, o Starlink Aviation vai aguentar a conexão para atividades que exigem um grande uso de dados, como jogos online e vídeo-chamadas. O serviço ainda deverá funcionar durante todos os momentos do voo, seja no taxiamento, decolagem, voo sobre terra e mar, ou pouso. O sistema será um grande avanço na conectividade para o mundo da aviação.

"Como os satélites se movem na órbita terrestre baixa, eles sempre estão acima ou próximos, fornecendo um forte sinal em altas latitudes e regiões polares — ao contrário do que acontece com os satélites geoestacionários", informou a empresa.

Durante visita ao Brasil, em maio, Elon Musk demonstrou interesse em em ofertar internet em voos no Brasil. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp