BNews Turismo

Entrada de turistas argentinos no Brasil tem queda histórica; entenda o motivo

Reprodução // Marcelo Camargo // Agência Brasil
Argentina é tradicionalmente o país que mais envia visitantes ao Brasil  |   Bnews - Divulgação Reprodução // Marcelo Camargo // Agência Brasil
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

[email protected]

Publicado em 27/02/2024, às 09h52


FacebookTwitterWhatsApp

A Argentina é o país que mais envia turistas ao Brasil, mas o ano começou com 110 mil turistas argentinos a menos, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Trata-se de uma queda de 19% e a maior registrada, de acordo com dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

Se inscreva no canal do BNews no Youtube!

A queda ocorreu entre turistas que entram por terra e por vias fluviais, que são pessoas com menor poder aquisitivo, informa O Globo. Esse movimento reflete o agravamento da crise econômica no país vizinho, disse o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Houve ampliação de 26,6 mil no número de turistas argentinos pela via aérea e por meio de cruzeiros, por exemplo.

O governo projeta queda de 7,5% no número de turistas argentinos no Brasil neste ano. Para que o turismo brasileiro não sofresse um impacto significativo, a estratégia foi focar na população com maior poder aquisitivo.

As ações incluem parcerias com resorts, campanhas com operadoras, famtours (viagem de operadoras de turismo voltadas para divulgar o local) e aumento das conexões aéreas. Foco em outros países da América do Sul também é uma estratégia do governo brasileiro.

"A queda da Argentina já era esperada. Mas Chile, Paraguai, Peru, Bolívia e outros cresceram. E isso deu uma equilibrada muito significativa", afirma Freixo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp