BNews Turismo

Eventos aquecem turismo gastronômico e de negócios na Bahia; confira

Divulgação /  Setur-Ba
Este evento teve início no feriado da Independência e conta com a participação de chefs de renome  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Setur-Ba

Publicado em 12/09/2023, às 12h56   Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

Até o próximo domingo (17), a cidade de Santa Cruz Cabrália, localizada na região turística da Costa do Descobrimento, está sendo o palco do 1º Festival Gastronômico Temperos de Cabrália, que reúne um total de 27 estabelecimentos culinários.

Este evento teve início no feriado da Independência e conta com a participação de chefs de renome, demonstrações culinárias ao vivo, uma área especial para crianças, oportunidades de degustação e espetáculos musicais de alto nível, tanto na sede da cidade quanto nos distritos vizinhos.

O festival é uma iniciativa promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seção regional (Abrasel-CD), em colaboração com o Sebrae e Senac, contando ainda com o patrocínio das secretarias municipais (Sectur) e estaduais de Turismo (Setur-BA). É uma celebração que destaca a riqueza gastronômica da região e oferece uma experiência única aos visitantes e moradores locais.

“O festival foi idealizado para cumprir um papel no contexto turístico da cidade. Por isso, a importância do apoio do Governo do Estado. Através da parceria com a Setur-BA, conseguimos viabilizar a primeira edição do evento. Queremos inserir Cabrália no calendário nacional da gastronomia”, pontuou o secretário municipal de Turismo, Paulo César Magalhães.  

O festival gastronômico atrai visitantes de todo o estado da Bahia e de outras regiões do país, oferecendo a oportunidade de explorar também as atrações locais de Santa Cruz Cabrália. Entre essas atrações, os visitantes podem desfrutar da bela praia de Coroa Vermelha, que foi o local onde ocorreu a primeira missa no Brasil, explorar o fascinante Museu Indígena Pataxó e aproveitar as águas tranquilas do rio João de Tiba.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Por outro lado, em Salvador, na zona turística da Baía de Todos-os-Santos, o Centro de Convenções localizado na Boca do Rio está sediando o 58º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop), que se estende até esta quarta-feira (13). Este evento conta com o apoio da Setur-BA e reúne aproximadamente três mil profissionais, tanto do Brasil quanto de mais 17 países. Durante quatro dias de intensa programação, os participantes têm a oportunidade de se envolver em atividades científicas de alto nível e ainda aproveitar para explorar as maravilhas da cidade.

“Todo congressista é um turista. Ele participa do evento, mas tem todo um aparato turístico. A agência oficial oferece passeios, sendo que muitos vieram aproveitar o feriado de 7 de setembro. É toda uma movimentação, que envolve companhias aéreas, taxistas, hotéis e restaurantes. E ter essa parceria com a Setur-BA é fundamental”, pontuou a organizadora do MedTrop, Renata Maranhão.  

O biólogo Éder Monteiro veio do Pará e aprovou pontos turísticos da capital baiana. “É a minha primeira vez em Salvador e fui logo conhecer o Pelourinho, Elevador Lacerda e Mercado Modelo. Achei tudo muito bonito. Ainda vou na Barra e no Rio Vermelho, para experimentar comidas típicas daqui”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp