BNews Turismo

Gol vence processo movido contra fundo que lhe vendeu a Varig

Reprodução / Facebook
Processo, que perdura há quase 10 anos, está próximo do capítulo final  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Facebook

Publicado em 24/05/2022, às 15h08   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

No começo dos anos 2000, a Varig e a sua subsidiária cargueira VarigLog foram vendidas para a Volo Brasil, uma sociedade composta por um empresário brasileiro e o fundo estrangeiro Matlin Patterson, que meses depois venderam a empresa para a GOL, por dificuldades de tocar o negócio.

O processo foi polêmico, ao ponto de surgir uma linha de acusação por parte de ex-funcionários da empresa, qualificando o processo como fraudulento, com afirmações envolvendo o governo federal da época e até uma compra de fachada pela Volo, só para depois ser vendida a um preço melhor para a GOL. Não houve confirmação e o processo seguiu adiante.

Leia também:

CVC oferece diárias a partir de R$ 50 em viagens; confira mais detalhes

Grupo JCA lança roteiro de viagem em comemoração do Dia Nacional do Café

Bahia teve melhor verão em 10 anos após avanço nos serviços turísticos

Por outro lado, um processo que já tramita há quase 10 anos está próximo da conclusão, no qual a GOL acusou a MatlinPatterson (MP) de manipular os balanços da Varig, pagando assim um valor maior do que era o justo pela empresa. A empresa aérea ganhou o processo na instância brasileira, mas como a MP não tinha representantes no Brasil, tentou executar a dívida em Nova Iorque, sem sucesso.

A GOL foi até um tribunal das Ilhas Cayman, onde a MP está registrada, para garantir o seu pagamento. A MP tentou impugnar a competência do tribunal caribenho, alegando erros no processo, mas isso lhe foi negado recentemente. Agora, em decisão publicada no dia 19, o Tribunal de Apelações das Ilhas Cayman afirmou que nenhum dos pontos levantados pela MP justifica a anulação do processo, e deverá desconsiderar a apelação, movendo o processo para a última fase antes da execução.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp