BNews Turismo

Governo afirma que vai liberar verba para retomar serviço de emissão do passaporte; entenda

Divulgação / Sarah Passos - Pixabay
Serviço de emissão dos passaportes havia sido suspenso no dia 19 de novembro  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Sarah Passos - Pixabay

Publicado em 23/11/2022, às 14h13   Cadastrado por Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

Os brasileiros que estavam com medo de não poder tirar o passaporte para viajar, não precisam mais se preocupar. Na última terça-feira (22), o Ministério da Economia informou que vai liberar aproximadamente R$ 37 milhões de forma imediata para que a Polícia Federal retome o serviço, que havia sido interrompido no dia 19 de novembro. 

Diante disso, existe a expectativa de que a emissão dos passaportes seja normalizada durante os próximos dias, já que a Polícia Federal havia informado que a emissão do documento dependia apenas da normalização da situação orçamentária. O atendimento dos pedidos agendados nos postos seguiu sendo feito.

Parece difícil de entender que um documento que é pago pelo cidadão (e custa caro) possa estar em falta. Mas, o valor da taxa paga (R$ 257,25) vai direto para a conta única do Tesouro Nacional e não para a Polícia Federal ou para a Casa da Moeda, onde o documento é confeccionado.

Como o valor alocado para emissão do passaporte chegou ao fim, é preciso que haja uma realocação de recursos. Para dezembro, a expectativa é que igual valor seja disponibilizado. Mas isso depende de aprovação de projeto de lei no Congresso Nacional.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp