BNews Turismo

Governo japonês oferece milhares de dólares para famílias deixarem Tóquio

Pixabay
Um dos objetivos do governo é o de reduzir a densidade populacional da área metropolitana de Tóquio  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 22/01/2023, às 09h37   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governo japonês vai oferecer 1 milhão de ienes - equivalente a mais de R$ 40 mil - por filho para cada família que optar por se mudar do Tóquio, para um dos municípios localizados nas províncias do país.

O montante representa um acréscimo de cerca de 700 mil ienes ao subsídio atualmente dado às famílias para realocação — será concedido a partir de abril.

Segundo reportagem do g1, a principal intenção do governo é revitalizar as províncias fora da capital, onde a população está envelhecendo rapidamente. A maior taxa per capita de pessoas acima de 65 anos no mundo é no Japão.

Outro objetivo do governo japonês é o de reduzir a densidade populacional da área metropolitana de Tóquio, que abriga quase um quarto da população total do Japão: mais de 37 milhões de pessoas, o que faz dela a cidade mais populosa do planeta.

O ano de 2022 foi o primeiro em 25 anos que a população de Tóquio encolheu, segundo relatório demográfico mais recente, mesmo assim a capital ainda é considerada um forte ímã para os habitantes mais jovens do país.

A oferta é válida para famílias que vivem em uma das 23 divisões que existem na capital japonesa e nas cidades vizinhas de Saitama, Chiba e Kanagawa.

Para ter acesso ao subsídio, as famílias devem se mudar para fora desse conglomerado urbano, embora as autoridades tenham deixado claro que também podem residir em algumas zonas rurais nos arredores da capital japonesa.

Tóquio continua sendo um lugar muito atraente mesmo para as pessoas que vivem lá, com um aumento constante na demanda por moradia. Mesmo com a pandemia, o preço médio de um apartamento novo em Tóquio, de acordo com o Real Estate Economic Institute, superou o pico durante a bolha imobiliária do Japão em 1989.

Segundo o próprio governo, apenas cerca de 2.400 pessoas aproveitaram os subsídios oferecidos para se mudar da capital no último ano fiscal. O número é apenas 0,006% dos quase 38 milhões de habitantes que residem na capital.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp