BNews Turismo

Greve causa cancelamento de voos nos principais aeroportos do país

Divulgação/Polícia Federal
A greve foi aprovada por pilotos e comissários de voo das principais companhias aéreas  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Polícia Federal

Publicado em 19/12/2022, às 08h32   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Pilotos e comissários de voo das principais companhias aéreas do país cruzaram os braços nesta segunda-feira (19) nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza. A Bahia não aderiu a greve que foi aprovada pela categoria na semana passada.

Às 6h30, no maior aeroporto do Brasil, o Aeroporto Internacional de SP, em Guarulhos, pelo menos 10 voos estavam atrasados, mas nenhum havia sido cancelado. A paralisação, que é por tempo indeterminado, acontecerá diariamente, das 6h às 8h, até que os profissionais tenham melhores condições de trabalho, além de reajustes salariais, como reivindicam.

A Latam afirma que está em negociação com o Sindicato Nacional dos Aeronautas desde setembro para construção do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) e que aguarda a convocação de assembleia para votação dos tripulantes. A Gol, por sua vez, diz que acompanha a paralisação e que “caso haja algum impacto na operação, a companhia não medirá esforços para tratar as contingências, atendendo bem seus clientes e os mantendo informados nos canais oficiais”.

A ministra do TST (Tribunal Superior do Trabalho) Maria Cristina Peduzzi decidiu na sexta-feira (16) que deve ser garantido o mínimo de 90% de pilotos e comissários em serviço durante a greve. “A urgência da medida se configura pela própria essencialidade dos serviços, bem como pela constatação de que a futura greve tem aptidão para gerar graves impactos na sociedade, notadamente por ser aprovada em período de aumento da demanda no setor de transporte coletivo aéreo”, afirmou Peduzzi.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp